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M41 Walker Bulldog

O Carro de Combate Leve M41 Walker Bulldog foi o substituto do M24 Shaffe utilizado pelos EUA do término da 2ª Guerra Mundial até a Guerra da Coreia.

Ele entrou em combate na Baía dos Porcos em Cuba e em seguida no Vietnã. Sua denominação inicial, Little Bulldog foi substituída por Walker Bulldog em homenagem ao Gen Walton Harris Walker, dos EUA, morto em um acidente de Jeep na Coreia.

Entre os anos de 1950 e 1970 foram produzidos cerca de 5500 exemplares do M41. A partir dos anos 60 eles começaram a ser vendidos para outros países, tendo as primeiras 50 unidades do M41 chegado ao Brasil em agosto de 1960. A distribuição dos M41 no Exército Brasileiro foi feita entre os Regimentos de Reconhecimento Mecanizado do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Com a chegada desses carros de combate, os M3 Stuart que eram utilizados nessas unidades começaram a ser substituídos no Exército Brasileiro.

Este foi o principal carro de combate brasileiro por cerca de 35 anos, considerado um dos mais avançados para a sua época. Com objetivo de nacionalizar os componentes e resolver algumas deficiências do veículo, em 1978, foi iniciado um programa de modernização. Este programa foi realizado em conjunto pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e a empresa Bernardini. O programa pretendia tornar o veículo mais confiável, aumentar seu poder de fogo e seu raio de ação e ter manutenção nacionalizada. Após essa modernização, os M41 Walker Bulldog passaram a ser chamados M41C “Caxias”. Nessa transformação, um canhão de 90mm substituiu o de 76mm, os motores diesel Scania substituíram os motores à gasolina e houve aumento da blindagem lateral.

A pintura atual dessa viatura M41C “Caxias” retrata o blindado conforme operava em uma de suas últimas unidades militares aqui no Rio Grande do Sul: o 4º Regimento de Cavalaria Blindado, em São Luiz Gonzaga/RS.

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