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M3 STUART

O Carro de Combate Leve M3 Stuart foi criado nos EUA na década de 40 no contexto da segunda guerra mundial e as primeiras unidades produzidas foram destinadas ao Exército Inglês, que atuava no combate às forças do Eixo na África.

O Exército Americano empregou o M3 Stuart em todos os teatros de operação, realizando uma série de modificações durante a guerra. Seus projetos de modernização foram executados até que a viatura não pudesse adotar um canhão de maior calibre.

Em 1944, os M3 Stuart foram convertidos em viaturas de comando e reconhecimento, já que se tornaram obsoletos como viaturas de combate. Na nova configuração, as torres foram substituídas por metralhadoras e outras variantes incluíam versões para limpeza de minas, lança-chamas e antiaérea.

Os primeiros M3 Stuart empregados pelo Exército Brasileiro chegaram em 1941 para substituir os obsoletos blindados italianos Ansaldo CV3-35. Ao final da 2ª Guerra, o Brasil já possuía 437 unidades dos modelos M3 e M3A1, que receberam o apelido de “Perereca” por conta de sua cor verde e por pularem muito ao se deslocarem através campo. Foram empregados nos Batalhões de Carro de Combate Leve e nos Regimentos de Cavalaria Mecanizados, permanecendo em serviço até a década de 70.  ão de 240km. Sua guarnição era composta por 11 militares e seu peso operacional é de 13.700Kg.

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