M3 SCOUT CAR
A Viatura Blindada M3A1 Scout Car, conhecido como CBTP (Carro Blindado de Transporte de Pessoal) teve seu primeiro emprego durante a 2ª Guerra Mundial e sua utilização foi estendida por vários anos em diversos países.
Desenvolvido pela empresa norte-americana White Motor Company, em 1939, o Scout Car foi utilizado para diversos fins como: veículo de reconhecimento, viatura de escoltas, viatura para patrulhas e viatura de comando e ambulância. O M3 foi fornecido para países aliados dos EUA através de acordos de Lend-Lease, sendo que o Brasil recebeu 90 viaturas Scout Car.
Essas viaturas ficaram em uso no Brasil até a década de 1980, tendo seu motor substituído por outro a diesel no PqRMnt/2, atual Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), durante a década de 1970.
O M3A1 foi utilizado como viatura blindada de reconhecimento pelo Esquadrão de Reconhecimento da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial, possuindo boa capacidade de mobilidade fora de estrada e capacidade de rebocar canhões de pequeno porte.
Redes Sociais