CCL X1
O Carro de Combate Leve X1 é um blindado de origem brasileira, desenvolvido a partir do M3 Stuart por meio de estudos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Blindados (CPDB) do Exército em parceria com diversas indústrias e o Parque Regional de Manutenção e Motomecanização/2.
Esta unidade tinha como missão projetar um novo carro de combate leve utilizando os componentes dos 300 M3 Stuart existentes no país e o X1 foi a primeira experiência brasileira para a fabricação de um veículo blindado sobre lagartas. O projeto previa a utilização apenas do chassi original com uma reformulação total do projeto, chegando-se a um modelo nacional com motorização a diesel.
As unidades produzidas foram muito utilizadas, visto que sua manutenção era simples e os problemas técnicos eram de fácil solução. O uso constante fez com que fosse cada vez mais recomendada a conversão das unidades restantes do M3 para o novo CCL X1 “Pioneiro” devido ao custo benefício que apresentava em atividades de treinamento, evitando assim os custos e desgastes dos carros M-41 existentes nas Unidades.
Inicialmente, foram produzidos apenas 17 unidades do CCL X1 (pré-série) para o 4° Regimento de Cavalaria Blindado. A segunda série, composta de 16 veículos, foi entregue ao 6° Regimento de Cavalaria Blindado em abril de 1979.
O projeto X1 foi o primeiro esforço de desenvolvimento da indústria bélica nacional, sendo implementado através da parceria da Bernardini e a Biselli. Esse desenvolvimento alcançou seu auge em meados dos anos 1980, especialmente com a empresa Engesa.
Redes Sociais