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M 59

No início da década de 1940, o Exército americano buscava um sucessor para a sua viatura  de transporte de tropas M-75.

A viatura M-59 foi escolhida havendo uma encomenda de 6.300 viaturas que começaram a ser entregues a partir de 1953.
Tratava-se de uma viatura de grande porte que possuía dois motores (podendo inclusive transportar um Jeep internamente), porém, devido ao seu elevado peso, o tempo de deslocamento tinha um desempenho insatisfatório, impedindo seu emprego em conjunto com as demais viaturas blindadas no campo de batalha. O M-59 possuía uma autonomia de apenas 150 km e uma velocidade máxima de 32 km/h.

Em 1960, após o Acordo Militar Brasil – Estados Unidos, começaram a chegar as primeiras unidades de M-59. Para o Exército Brasileiro, essa viatura era completamente inovadora pois até aquela data todo o transporte de tropas em viaturas estava baseado nos Half-Track modelos M2, M3 e M5 recebidos após a 2ª Guerra Mundial. Os novos M-59 foram alocados nos Regimentos de Cavalaria Mecanizada, onde tiveram o importante papel de desenvolver a doutrina de emprego destas viaturas.

Novamente os efeitos negativos relativos ao grande porte e baixo desempenho se mostraram presentes nas operações nacionais, agravados ainda pela infraestrutura viária do país. Assim, eles passaram a ser relegados a tarefas de treinamento a partir de 1967, com o recebimento dos novos modelos M-113 em fins de 1967. As últimas unidades foram desativadas oficialmente das fileiras do Exército Brasileiro em 1982.

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