“União de esforços em apoio ao povo gaúcho”
As organizações militares das Forças Armadas no Rio Grande do Sul estão empenhadas no socorro à população vítima das enchentes no estado. Até esta sexta-feira (08/09), 642 militares tinham sido empregados, bem como 50 veículos de transporte, 10 navios e embarcações, oito aeronaves e três viaturas especializadas e equipamentos de Engenharia.
Já na segunda-feira (04/09), os militares entraram em prontidão. Com base nos ensinamentos do ciclone extratropical de junho, um Centro de Operações foi ativado no Quartel General do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre/RS, dando início à “Operação Taquari”. Tropas da Marinha, Exército e Força Aérea estão à disposição para atender às chamadas de apoio.
Segundo o Comandante do Comando Conjunto Sul da “Operação Taquari”, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, o Exército Brasileiro já estava pronto, aguardando o chamado do Governo do Estado. “Temos que entender o ciclo de defesa civil, que começa no município. Depois, extrapolada a capacidade do município, são acionados o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado. Aí, depois desse processo é que nós entramos”, explicou.
O Comandante falou ainda sobre a atuação dos militares no Vale do Taquari.
“Temos caminhão distribuindo cestas básicas e já fazendo remoção de entulhos. Já estamos deslocando mais maquinários que foram solicitados pelo próprio governador para que possamos iniciar a limpeza das cidades. Há municípios sem comunicação, por isso, designei um dos meus batalhões de comunicações para instalar uma capacidade de telefonia nesses locais. Dispositivos de acesso à internet também foram colocados, auxiliando às agências que atuam nos municípios”, finalizou o General Hertz.
Em coordenação com a Defesa Civil, os militares das Forças Armadas já auxiliaram nos trabalhos de buscas, resgates e auxílio de transporte. Além disso, também estão fornecendo alimentos (rações operacionais) aos bombeiros e demais órgãos que trabalham na ajuda às vítimas das enchentes. Em atendimento à solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, o Exército enviou nove médicos para atuar no atendimento da regulação pré-hospitalar de urgência junto ao Departamento de Regulação do Estado (DRE)/SAMU.
Os militares estão concentrados no Vale do Taquari, nos municípios de Montenegro, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul, todos no Rio Grande do Sul.
Tropas do 6o Batalhão de Engenharia de Combate (6o B E Comb), de São Gabriel/RS, apoiam a comunidade na entrega de alimentos, água potável e material de higiene pessoal. O Sr Edevar perdeu tudo que tinha. “Tudo que vem é bem-vindo, muito obrigado”, disse o idoso emocionado.
Em Lajeado/RS, os militares auxiliam ainda na organização das doações que chegam. Para os voluntários, como Wesley Ribeiro, a chegada da tropa facilitou o trabalho.
“Os militares estão ajudando muito porque estávamos precisando de bastante trabalho braçal. Com a presença deles aqui estamos agilizando e organizando. Está sendo maravilhoso”, concluiu.
As Forças Armadas atuam ainda na Central de Distribuição da Defesa Civil, na capital gaúcha, fazendo a triagem de roupas e de alimentos, que estão sendo enviados aos desabrigados, principalmente na Região do Vale do Taquari.
Texto: Cap Viviane
Fotos: 1º St Pires/CMS, 18º BI Mtz, 6º BE Cmb e BAvEx
Atualizado em 08 de setembro de 2023, às 14:45.
Redes Sociais