Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
APOIO

“União de esforços em apoio ao povo gaúcho”

As organizações militares das Forças Armadas no Rio Grande do Sul estão empenhadas no socorro à população vítima das enchentes no estado. Até esta sexta-feira (08/09), 642 militares tinham sido empregados, bem como 50 veículos de transporte, 10 navios e embarcações, oito aeronaves e três viaturas especializadas e equipamentos de Engenharia.

Já na segunda-feira (04/09), os militares entraram em prontidão. Com base nos ensinamentos do ciclone extratropical de junho, um Centro de Operações foi ativado no Quartel General do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre/RS, dando início à “Operação Taquari”. Tropas da Marinha, Exército e Força Aérea estão à disposição para atender às chamadas de apoio.


Segundo o Comandante do Comando Conjunto Sul da “Operação Taquari”, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, o Exército Brasileiro já estava pronto, aguardando o chamado do Governo do Estado. “Temos que entender o ciclo de defesa civil, que começa no município. Depois, extrapolada a capacidade do município, são acionados o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado. Aí, depois desse processo é que nós entramos”, explicou.


O Comandante falou ainda sobre a atuação dos militares no Vale do Taquari.


“Temos caminhão distribuindo cestas básicas e já fazendo remoção de entulhos. Já estamos deslocando mais maquinários que foram solicitados pelo próprio governador para que possamos iniciar a limpeza das cidades. Há municípios sem comunicação, por isso, designei um dos meus batalhões de comunicações para instalar uma capacidade de telefonia nesses locais. Dispositivos de acesso à internet também foram colocados, auxiliando às agências que atuam nos municípios”, finalizou o General Hertz.


Em coordenação com a Defesa Civil, os militares das Forças Armadas já auxiliaram nos trabalhos de buscas, resgates e auxílio de transporte. Além disso, também estão fornecendo alimentos (rações operacionais) aos bombeiros e demais órgãos que trabalham na ajuda às vítimas das enchentes. Em atendimento à solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, o Exército enviou nove médicos para atuar no atendimento da regulação pré-hospitalar de urgência junto ao Departamento de Regulação do Estado (DRE)/SAMU.

Os militares estão concentrados no Vale do Taquari, nos municípios de Montenegro, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul, todos no Rio Grande do Sul.

Tropas do 6o Batalhão de Engenharia de Combate (6o B E Comb), de São Gabriel/RS, apoiam a comunidade na entrega de alimentos, água potável e material de higiene pessoal. O Sr Edevar perdeu tudo que tinha. “Tudo que vem é bem-vindo, muito obrigado”, disse o idoso emocionado.

Em Lajeado/RS, os militares auxiliam ainda na organização das doações que chegam. Para os voluntários, como Wesley Ribeiro, a chegada da tropa facilitou o trabalho.

“Os militares estão ajudando muito porque estávamos precisando de bastante trabalho braçal. Com a presença deles aqui estamos agilizando e organizando. Está sendo maravilhoso”, concluiu.

As Forças Armadas atuam ainda na Central de Distribuição da Defesa Civil, na capital gaúcha, fazendo a triagem de roupas e de alimentos, que estão sendo enviados aos desabrigados, principalmente na Região do Vale do Taquari.



 

Texto: Cap Viviane
Fotos: 1º St Pires/CMS, 18º BI Mtz, 6º BE Cmb e BAvEx

Atualizado em 08 de setembro de 2023, às 14:45.

registrado em:
Fim do conteúdo da página