Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FORÇA DE PRONTIDÃO

Treinamento da FORPRON é realizado pela 15ª Bda Inf Mec

Os militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) de Cascavel, no Paraná, realizaram de 11 a 16 de julho diversos exercícios preparatórios para o 3º ciclo de certificação como Força de Prontidão (FORPRON), uma das forças de emprego estratégico do Exército.



Foram seis dias de intensas atividades, onde foi possível verificar o grau de preparo individual do militar e das tropas. A primeira delas foi a Simulação Construtiva, também chamada de Jogo de Guerra, que simula situações táticas, com o apoio de ferramentas de Tecnologia da Informação. O software chamado de Combater foi usado, por exemplo, para avaliar o planejamento do Estado-Maior da Brigada e das manobras realizadas em uma ação ofensiva.



O exercício ocorreu no Campo de Instrução Marechal Hermes, na cidade de Três Barras, em Santa Catarina, e todo o cenário simulava uma situação real de combate. Militares do Comando de Operações Terrestres (COTER) acompanharam, assim como o Comandante da 5ª Divisão de Exército, o General de Divisão Fábio Benvenutti Castro, e o Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General Marcos Americo Vieira Pessoa.


“Com a FORPRON totalmente reunida, nós tivemos condições de repassar alguns conhecimentos, é um exercício muito importante envolvendo diversas atividades que se tornam muito ricas para os integrantes da Força, para os soldados e comandantes dos diversos níveis e que vai fazer, com certeza, que o desempenho da tropa durante a certificação seja muito melhor”, afirmou o General Americo.

Como continuidade à certificação, a 15ª Brigada iniciou a segunda fase, chamada de Simulação Viva, com o Teste Físico Operacional (TFO). Essa é uma nova modalidade de avaliação física desenvolvida pelo Exército Brasileiro, que consiste em cinco provas funcionais baseadas em atividades militares de combate. São elas: levantamento terra, potência de arremesso, flexão em T, lanço-arrasto-carregamento e flexão de pernas em suspensão.


Já na última fase da preparação para a certificação do 3º ciclo da Força de Prontidão, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada realizou a Operação Gralha Azul, revisando técnicas de instruções básicas até o uso de modernos equipamentos. Entre as atividades, mobilidade e tiro, instruções de observação de alvos, técnicas de caçador, camuflagem e progressão no terreno.




“Muito importante dizer que parte desse exercício foi efetivado com condições meteorológicas noturnas, com nenhuma visibilidade”, destacou o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General Castro.


Com o ciclo encerrado, as tropas entram em estado de prontidão e estarão aptas a atuar em qualquer tipo de missão de Defesa Externa. Atualmente, o Exército Brasileiro possui seis Brigadas de emprego estratégico e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada em Cascavel, no Paraná, é uma delas, representando o Comando Militar do Sul.



Texto: Aspirante Nathalia King
Fonte e Fotos: 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada

registrado em:
Fim do conteúdo da página