Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tese de militar recebe prêmio da UFPR

Paraná (PR) - A tese que deu o título de Doutor em Ciências Geodésicas ao Major Filipe André Lima Costa, foi uma das escolhidas pela Universidade Federal de Paraná (UFPR), para receber o prêmio “Curta Ciência”.

A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira, 11/12, no teatro da reitoria da UFPR, em Curitiba-PR. A data foi escolhida por marcar o aniversário da Instituição, a mais antiga universidade do País, que comemora 107 anos.

O oficial superior é Engenheiro Cartográfico e integrou a família da 5ª Região Militar durante três anos, para que pudesse desenvolver seu projeto voltado para melhorias do georreferenciamento. Atualmente o Major é adjunto da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG), com sede em Brasília – DF.

“A tecnologia de georreferenciamento direto de imagens permite a integração de dados oriundos dos levantamentos aerofotogramétricos e LIDAR. Nesse contexto, foi proposto no projeto uma metodologia para otimização deste procedimento, que melhora a reconstrução tridimensional (3D) do terreno, sem o uso de pontos de controle obtidos em levantamento topográfico”, explicou o Major.


Curta Ciência

Não basta apenas fazer ciência, é preciso divulgá-la e levar o conhecimento à comunidade, é isso que propõe a Universidade Federal do Paraná, através do prêmio “Curta Ciência”. A ideia é que os projetos de doutorado e mestrado ultrapassem o universo acadêmico e chegue ao conhecimento da sociedade. Com esse intuito foram gravados vídeos de 3 min onde os próprios pesquisadores apresentam seus projetos.

 

IMG 4305

IMG 4307

IMG 4310

Fotos: Divulgação/5ª RM

registrado em:
Fim do conteúdo da página