CMS sedia o 1º Exercício Binacional Integração
Os desastres naturais sofridos pelo Brasil nos últimos meses são o foco do 1º Exercício Binacional Integração, que ocorre de 27/11 a 01/12 no Comando Militar do Sul (CMS), em Porto Alegre/RS. As chuvas, enchentes e ciclones que deixaram destruição e mortos no sul do país, estão sendo analisados por cerca de 120 pessoas que participam da atividade.
O exercício é uma iniciativa do Ministério da Defesa em conjunto com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e conta com a participação das Forças Armadas do Brasil, Exército Argentino e instituições de Segurança Pública, federais, estaduais e municipais. Além disso, a Junta Interamericana de Defesa é representada por um militar do Peru.
De acordo com o diretor do 1º Exercício Binacional Integração, Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Marcelo Mendes, o objetivo é realizar ações continentais, utilizando as capacidades de prontidão, logística, comando e controle.
“Assim, quando tivermos desastres, seja no território nacional, ou em países amigos, possamos atuar de forma eficiente, ajudando a retomar a normalidade das comunidades atingidas, salvar vidas e tornar as nossas estruturas mais resilientes, mais preparadas para os próximos eventos climáticos que temos visto acontecer dia a dia”, destacou.
Da mesma forma pensa o Coronel Cervigni, do Exército Argentino. “É uma atividade que vai estreitar ainda mais os laços entre os dois países, Argentina e Brasil, porque os eventos adversos da natureza não reconhecem fronteiras”, acrescentou.
Os participantes foram divididos em três frentes de trabalho, a fim de verificar como seria a integração das forças, por vias terrestre, marítima e aérea. No Gabinete de Crise, é feita a gestão dos desastres, como será a resposta aos municípios. No Comando Operacional Conjunto, saem as ordens para o emprego das Forças Armadas em apoio a Defesa Civil. E na Direção do Exercício, a condução das atividades em campo.
“Todas as atividades estão relacionadas a questão da Ajuda Humanitária”, explica o chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOP) do CMS, General Zucco. “Como minimizar os danos e poder estender a mão amiga à população, tanto nacional como de outros lugares, como já ocorreu, por exemplo, no Haiti após o terremoto”, completou.
O 1º Exercício Binacional Integração ocorre simultaneamente em três Organizações Militares: no CCOP do CMS, no 3º Batalhão de Polícia do Exército e no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/PA). Em 2024, o Exercício será realizado no terreno.
Texto: 2º Ten Nathalia King
Fotos: Cb Douglas
Redes Sociais