Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cerimônia de Desativação da 1ª Cia Gd

Porto Alegre (RS) - No dia 30 de novembro, na 1ª Companhia de Guardas, ocorreu a solenidade de desativação da organização militar e o encerramento do comando do Maj Inf Cláudio Vinícius de Souza Alves.

Como parte da solenidade, foi realizada a inauguração do retrato, a entrega da bandeira- insígnia da organização militar pelo S Ten Calvalcanti, praça mais antiga da Subunidade, e a entrega do distintivo de Comando ao Comandante exonerado, pelo Comandante da 3ª RM.
O evento foi presidido pelo Gen Ex Geraldo Antonio Mioto, Comandante Militar do Sul, e contou com a presença do Gen Div Marcio Velloso Guimaraes, Comandante da 3ª Região Militar e da Vereadora Mônica Leal, Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; de antigos comandantes da 1ª Cia Gd; de comandantes de organizações militares das Guarnições de Porto Alegre; e de outras autoridades civis e militares; além de convidados e veteranos da 1ª Cia Gd.
Histórico da 1ª Companhia De Guardas
A 1ª Companhia de Guardas foi criada em 23 de fevereiro de 1915 com a denominação de 5ª Companhia de Estabelecimentos e em 18 de julho de 1919, passou a denominar-se 2ª Companhia de Estabelecimentos.

Em 12 de julho de 1932, em virtude das operações rebeldes que visavam desestabilizar o Governo Nacional, a Companhia foi transformada no Batalhão de Caçadores Porto Alegre.

Em 20 de setembro de 1932, o Batalhão embarcou em trens da Viação Férrea Do Rio Grande Do Sul, com destino a São Paulo, ao encontro do Exército do Sul, onde combateu os rebeldes até janeiro de 1933, quando retornou vitorioso da campanha em que foi empregado.

Em 31 de janeiro de 1933 foi dissolvido o Batalhão de Caçadores Porto Alegre e seus elementos foram designados para a 2ª Companhia de Estabelecimentos.

Em 1934, o então Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº 24.287, ao prever a reorganização do Exército Brasileiro, determinou que fosse criada uma Companhia de Guardas no Território Nacional, entretanto, este decreto presidencial não especificou o local nem o efetivo desta nova Organização Militar.

Seguindo a determinação deste decreto presidencial, em 28 de fevereiro de 1935 instituiu-se a Companhia de Guardas na cidade de Porto Alegre-RS, com instalações situadas na Rua Vieira de Castro, nº 222, Bairro Bom Fim.

Finalmente, em 1º de julho de 1945, chegou à denominação atual: 1ª Companhia de Guardas.

Outra característica da 1ª Cia Gd é a Ordem Unida Sem Comando, atividade no qual a 1ª Cia Gd é pioneira, trata-se de evoluções especiais, com movimentos de ordem unida diferentes dos tradicionais.

Entre as diversas demonstrações de Ordem Unida Sem Comando, destaca-se a que foi realizada na AMAN em 1999 no Dia da Infantaria, onde cerca de 2000 cedentes contemplaram admirados, o elevado grau de disciplina, marcialidade e abnegação pertinente a esta tropa que, mais uma vez, projetava o seu nome em todo país.

A Subunidade manteve-se nas instalações do Bairro Bom Fim até o dia 15 de julho de 2002, quando passou a ocupar o complexo de instalações formado pelo 1º Centro de Telemática de Área (1ºCTA) e Companhia de Comando e Serviços do Colégio Militar de Porto Alegre, situado na Rua Veador Porto, nº 68, Bairro Santana.

Sempre visando enaltecer seu nome perante o Exército Brasileiro e a população brasileira, a então 1ª Cia Gd, participou de diversas missões como, por exemplo: Missão Ágata, Forcopas (copa do mundo de 2014) e Força de Pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, onde foi destacado um pelotão de Infantaria de Guardas, além dessas missões, a 1ª Cia Gd realizou diversas outras escoltas, entre elas destaca-se a Operação Acolhida, escolta dos cidadãos Venezuelanos, ocorrida este ano.

Como bem evidenciada ao longo de sua jornada, a 1ª Cia Gd, Subunidade de guardas pioneira da Força Terrestre Brasileira, teve sua denominação alterada algumas vezes. No entanto, seu espírito combatente e seu olhar altivo estiveram sempre presentes em seus integrantes.

IMG 4802

IMG 4805

IMG 4806

IMG 4838

Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página