Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Simulador de blindado é a nova atração para o público no Museu Militar do CMS

Reaberto em julho de 2021 após 14 meses fechado para obras de revitalização, e cada vez mais consolidado como um dos principais espaços culturais do Rio Grande do Sul, o Museu Militar do CMS, localizado na Rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre, aumenta a proximidade com o público.


Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, dia 21, um atrativo que vai mexer com a imaginação dos visitantes. O simulador da Viatura de Transporte de Pessoal Guarani, blindado do Exército Brasileiro produzido no próprio país, passa a compor o acervo do Museu.

2 simulador guarani


O equipamento foi doado pela AEL Sistemas, empresa sediada na capital gaúcha e que desenvolve a tecnologia do Guarani. Toda a estrutura é uma réplica do veículo real, desde o volante, acelerador e o painel com todas as informações para o motorista.

5 simulador guarani


Um sistema de áudio simula os sons ambiente, como motor, buzinas, sirenes e explosões. No mapa central, é possível criar cenários com inteligência artificial. Assim, o piloto vai se deparar com civis cruzando uma rua, helicópteros militares, blindados, veículos e outras situações. Também poderá colocar a visão noturna e controlar episódios de chuva, neblina e pouca visibilidade.

3 simulador guarani

4 simulador guarani


“Aqui nós temos toda a estrutura do simulador de forma fiel ao veículo real”, diz o engenheiro de computação da AEL, Daniel Rodrigues.
A entrega oficial foi feita pelo presidente da empresa, Gal Lazar, ao Comandante Militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade.

6 simulador guarani


“A entrada no Museu é gratuita, e essa é uma oportunidade única para as crianças aprenderem um pouco, verem o que é um blindado, o Exército, uma empresa de tecnologia. Há muito conhecimento, muitas atividades que estamos fazendo na Força e podemos compartilhar com as novas gerações e mostrar a importância para o país e o próprio desenvolvimento delas”, diz o presidente da AEL.


“Essa parceria que fica materializada entre o CMS e a AEL vai trazer uma nova atração para o nosso Museu, que já está entre os mais visitados do Rio Grande do Sul. Aqui nós temos a tecnologia de ponta da AEL, que está sendo usada no nosso Exército e será colocada à disposição daquelas pessoas interessadas na história militar, em material bélico e em conhecer um pouco do trabalho da Força”, conclui o Comandante Militar do Sul.


O simulador poderá ser visitado durante o horário de funcionamento do Museu Militar do CMS, às quartas-feiras, das 10h às 20h; e aos sábados e domingos, das 10h às 18h30min.

 

História

O prédio que abriga o Museu do CMS foi construído em 1867 e sediou o Arsenal de Guerra da Província, instituição que supriu o Exército Brasileiro durante a Campanha da Tríplice Aliança. Já o Museu foi aberto em 24 de maio de 1999 com a missão de pesquisar, preservar e conservar o acervo referente à atuação do EB na região sul do país, bem como a sua inserção na comunidade local.


O acervo é composto por peças utilizadas desde o período colonial, durante a ocupação do território sul brasileiro, até os dias atuais. São seis mil itens entre viaturas, carros blindados e de combate, canhões, obuseiros, morteiros, armamento leve, uniformes, equipamentos, fotografias, documentos e tantas outras preciosidades históricas.


O Museu Militar do Comando Militar do Sul é reconhecido pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro, cadastrado no Sistema Estadual de Museus e sua sede encontra-se dentro do roteiro histórico e cultural da cidade de Porto Alegre.

 

Texto: Asp Nathalia King
Edição: 2º Ten Pablo Gomes
Fotos: 1º Sgt Pires

registrado em:
Fim do conteúdo da página