Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Seminário recorda a história do Brasil desde o Descobrimento

Para finalizar a programação da Semana da Pátria, o Comando Militar do Sul (CMS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal de Santa Maria/RS, realizam o Seminário do Bicentenário da Independência do Brasil, com palestras, presenciais e virtuais, recordando a história do país.

 

NEE4

 

NEE1

“São dois séculos de conquistas e desafios. Nesta oportunidade, nos reunimos para celebrar a história, o reconhecimento do Brasil como Estado soberano. Feliz da nação que tem a liberdade de escolher os próprios rumos e o que é melhor para o seu presente e para o futuro”, destacou o Comandante Militar do Sul, General Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva.

No total, são 12 palestras diferentes sobre os principais fatos que levaram à Independência do Brasil, desde o Descobrimento até os acontecimentos de 1822. Depois, as comemorações do centenário, em 1922 e o desenvolvimento e evolução do país até hoje, destacando o significado do bicentenário.

NEE2

De acordo com o reitor da UFRGS, Dr. Carlos André Bulhões Mendes, de debates como estes saem ideias e ações que fazem o Brasil ser mais próspero e moderno. “A Independência é sinônimo de um país soberano, desenvolvido, com bem-estar para seu povo e um sentimento comum de união”, disse.

NEE3

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) do CMS e a Academia de História Militar Terrestre do Brasil/RS (AHMTB/RS), com apoio de universidades e escolas convidadas, GBOEX e POUPEX, reúne cerca de 150 participantes, entre civis e militares, autoridades, presidentes de Federações, executivos, professores e alunos. Entre os assuntos tratados, a 1a Constituição do Brasil, Proclamação da República, Semana de Arte Moderna, Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2a Guerra Mundial, 40 anos de modernização do Brasil e os principais aspectos nas expressões do poder nacional (político, econômico, psicossocial e militar) de 1950 até 2022, por exemplo.

NEE5

NEE6
“É ótimo que estas pessoas dispuseram do seu tempo para refletir sobre todas estas temáticas. Nós acreditamos no clamor por uma nova cidadania, em benefício do nosso próprio intelecto e o da comunidade em geral”, pontuou o reitor da PUCRS, Evilázio Francisco Borges Teixeira.

Texto: 2º Ten Nathalia King
Fotos: 1º Sgt Pires

registrado em:
Fim do conteúdo da página