Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CAPACITAÇÃO

Soldado Cidadão forma 2.646 militares do CMS em 2023



Cabos e soldados reunidos no auditório do GBOEX – Previdência e Seguro de Pessoas, em Porto Alegre/RS, por um motivo muito especial: a formatura no Projeto Soldado Cidadão. Durante todo o ano de 2023, os militares participaram de cursos profissionalizantes em áreas com demanda no mercado de trabalho. No total, foram 258 cursos disponibilizados, tais como: ferrador, garçom, hotelaria e mecânico de automóvel.

De acordo com o coordenador do Programa Soldado Cidadão no Comando Militar do Sul (CMS), Coronel R1 Leo Ivar Flores, o objetivo é qualificar os jovens militares, complementando sua formação cívica-cidadã, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

Os cursos são disponibilizados em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Social do Transporte, e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat). Além disso, no Rio Grande do Sul, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social faz a intermediação dos soldados que são licenciados com as empresas.

“O Sistema S agradece a confiança do Exército, de nos ter disponibilizado o potencial humano para o treinamento, é para isso que fomos criados. Existe demanda de trabalho na sociedade para todos aqueles que saírem das fileiras do Exército, para quem se especializou, ainda mais”, destacou o Supervisor Regional do SEST SENAT/RS, Gilberto Storgatto.

Representantes de instituições parceiras e o Chefe do Estado-Maior do CMS, General Akira, entregaram, na quinta-feira (30/11), os certificados para os jovens de dez Organizações Militares da capital gaúcha. Em 2023, nos três estados do Sul do Brasil, de abrangência do CMS, 2.646 militares foram formados. No Rio Grande do Sul, 1.295; em Santa Catarina, 344; e no Paraná, 1.007.

O Projeto Soldado Cidadão funciona desde 2004 e abrange todo o País, sob responsabilidade do Ministério da Defesa e realizado pelo Comando de Operações Terrestres, do Exército Brasileiro. Cerca de 200 mil jovens já foram beneficiados.

Texto: 2º Ten Nathalia King

Fotos: Cb Douglas





registrado em:
Fim do conteúdo da página