Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
MEIO AMBIENTE

Projeto “SemeAr”: de helicópteros, milhões de sementes são lançadas

A Operação Taquari 2, o IBAMA e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente realizaram, nesta quarta-feira (17/07), o reflorestamento de encostas e o plantio de mudas de árvores nativas em áreas de difícil acesso, atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

A bordo de aeronaves do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Polícia Rodoviária Federal, foram lançadas 5 milhões de sementes herbáceas e florestais nativas e outras 6,5 milhões de sementes forrageiras. Com essa mistura de sementes, o objetivo é acelerar a estabilização e reduzir as chances de novos deslizamentos.

Em média, 5% dessas sementes prosperam, gerando cerca de 250 mil novas árvores. Os saquinhos com as sementes foram lançados nos municípios de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo. De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, cerca de quatro mil deslizamentos foram confirmados em 146 municípios gaúchos.

“Os deslizamentos de massa não eram comuns aqui na nossa região, então, junto a Defesa Civil, estamos implantando um procedimento para evacuação dos municípios. Mas, é muito importante que a comunidade entenda que isso acontece, inclusive pra sua própria proteção”, informou a secretária da pasta, Marjorie Kauffmann.

A mistura das sementes foi preparada por alunos do ensino fundamental de escolas municipais. O evento ocorreu nesta data, pois em 17 de julho comemora-se o Dia de Proteção às Florestas, que celebra a importância da preservação das matas.

 

Plantio de mudas
A educação ambiental também é prioridade nessa iniciativa. Além do lançamento aéreo, 350 mudas de árvores foram plantadas em escolas de todo o Estado. Em Santa Clara do Sul, no Parque Linear, alunos de escolas públicas e integrantes da Operação Taquari 2 realizaram o plantio.

O Murilo, de 9 anos, estudante da Escola Professor Sereno Afonso Heisler, contou que nunca mais esquecerá a experiência. “Nós plantamos um pé de ingá, pra ajudar o meio ambiente por causa do desmatamento florestal e também por causa das recentes enchentes, foi muito legal”, disse.

No município de Eldorado do Sul, na Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado do Sul, uma das mais atingidas pela enchente, foram plantadas 50 mudas, com a presença do Comandante da Operação Taquari 2, General Hertz Pires do Nascimento. A instituição abriga 600 alunos e reabriu as portas dois meses depois da enchente. Ações que representam recomeço ao povo gaúcho.

“Mais do que atuar na recuperação dessas áreas de encosta, eu acredito que esse projeto tem também um ato simbólico fundamental, que é semear a esperança no coração de todos os moradores do Vale do Taquari”, comentou a superintendente do IBAMA, Diara Sartori.

O Comandante da 3ª Divisão de Exército, General Paulo Roberto Rodrigues Pimentel falou sobre os 80 dias da Operação Taquari 2 e a força-tarefa em prol da recuperação do Rio Grande do Sul.

“Uma das principais mensagens deixadas hoje é a união de todos desde o início da Operação, buscando soluções e estendendo a mão a cada um dos gaúchos atingidos por essa calamidade de enormes proporções”, encerrou o General.

 

Projeto “SemeAr”
O projeto “SemeAr” é uma parceria do Comando Conjunto da Operação Taquari 2 com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e prefeituras municipais de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo. A ação conta ainda com o apoio do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (CEFLOR), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) , do Movimento Pro Mata Ciliar e da Bio C – Central de Compostagem.

 

Sementes lançadas
Sementes nativas: Guabiju, Angico, Araticum, Aoeira-vermelha, Cambaí-amarelo, Canudo-de-pito, Cerejeira, Dioscorea, Escova-de-macaco, Grandiúva, Guabiju, Guabiroba, Jabuticabeira, Jerivá, Mamica de cadela, Maricá, Mofundo-gigante, Pata-de-vaca, Pessegueiro-do-mato, Pitanga preta, Pitanga vermelha, Tarumã, Tarumã-amarelo, Timbaúva, Uvaia.

Sementes forrageiras: aveia (Avena sativa L.), nabo forrageiro (Raphanus sativus L.) e ervilhaca (Vicia sativa L.)

 

Texto: Ten Nathalia King

Fotos: Cb Fernandes

registrado em:
Fim do conteúdo da página