Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
VIATURA HISTÓRICA

PqRMnt/5 recebe engenheiros da desenvolvedora do EE-T1 Osório

O Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5), de Curitiba/PR, recebeu a visita dos engenheiros Luiz Carlos Miglorancia e Riccardo Furlan, ex-funcionários da extinta Engesa, empresa responsável pelo desenvolvimento do carro de combate pesado EE-T1 Osório. O objetivo da visita foi a troca de experiências com os militares da OM envolvidos no projeto de manutenção da viatura histórica.

Os engenheiros foram recebidos pelo Diretor do Pq R Mnt / 5, TC Carlos Adriano Alves de Toledo, que os informou sobre o andamento do projeto de manutenção do protótipo, um dos dois únicos disponíveis no Brasil. Na sequência, participaram de uma videoconferência com o PqRMnt/3. A previsão para a conclusão do projeto é abril de 2024.

EE-T1 Osório

O blindado EE-T1 Osório foi um carro de combate pesado desenvolvido nos anos 80 pela extinta empresa brasileira Engesa. Equipado com um canhão de 105 mm e um sofisticado sistema de mira, sua blindagem era capaz de resistir a projéteis de artilharia. Além disso, o Osório era ágil e possuía uma boa relação peso potência, o que lhe conferia alta mobilidade em terrenos difíceis. Tudo isso contribuindo para que esse veículo se destacasse dentre os melhores do mundo, no período em que foi desenvolvido.

registrado em:
Fim do conteúdo da página