Polígono de Tiro inaugura moderno sistema de alvos
No dia 25 de maio de 2023, foram inaugurados seis novos alvos pop-ups e revitalizada uma linha de alvo móvel do Polígono de Tiro Tenente de Lacerda (PTTDL), no Campo de Instrução Barão de São Borja, o Saicã, em Rosário do Sul (RS). No próximo semestre, teremos outros seis novos alvos fixos, além de uma segunda linha de alvo móvel. Com isso, nosso poder de fogo ganha um novo aliado na eficiência operacional.
Estiveram presentes o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, o Comandante da Artilharia Divisionária 3ª Divisão de Exército, General de Brigada Carlos Marcelo Teixeira Costa, o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, além do Professor do Departamento de Eletrônica e Computação da Universidade Federal de Santa Maria, Dr. Andrei Piccinini Legg e dos representantes da AEL Sistemas, Saul Bencke, Diretor de Programas, Fábio Ramos, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Mecânica e Gestão de Configuração e Bruna Liell, Gerente de Programas.
Modernização do adestramento
O sistema de alvos estáticos e móveis foi desenvolvido pela AEL Sistemas, uma empresa brasileira de tecnologia em defesa. A linha móvel é composta por um trilho de 140 metros, que possui um dispositivo comportando o alvo, que pode se movimentar com velocidade de até 30 km por hora.
Para os alvos fixos, foram construídas novas bermas de proteção que comportam os dispositivos de elevação de alvos (pop-ups).
O funcionamento dos alvos é controlado por uma equipe de instrutores, treinados pela AEL Sistemas, que ficam situados na sala de Direção do Exercício (DirEx), na Torre de Observação do PTTDL. Por meio de um software, eles acionam a elevação e movimentação dos alvos.
O Comandante da 3ª DE, General Pimentel, ao inaugurar o início da operação dos novos alvos, falou da importância de somar capacidades com instituições parceiras, para juntos superarmos os desafios.
O Comandante da 6ª Bda Inf Bld, General Ribeiro, destacou que um estande tiro de tiro com recursos dessa natureza oferece às tropas blindadas e mecanizadas uma capacidade de adestramento de alto nível, oportunizando melhores condições de cumprirmos a missão de defender a Pátria.
Texto: 2º Ten Adriana/3ª DE
Fotos: Com Soc 3ª DE/Sgt Pablo Vieira
Com Soc 4º RCC
Luciano Souza
Redes Sociais