Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Páscoa dos Militares no Comando Militar do Sul

O dia 1º de Agosto de 2024 foi marcado pelas celebrações religiosas da Páscoa dos Militares, em Porto Alegre/RS, no âmbito do Comando Militar do Sul (CMS).

Nesta quinta-feira, a missa católica ocorreu na Catedral Metropolitana da capital gaúcha, com a presença do Comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento.

A missa foi celebrada por Dom Marcony Vinicius Ferreira, Arcebispo Ordinário Militar do Brasil e Dom Jayme Spengler, Acerbispo Metropolitano, reunindo centenas de fiéis.

O culto evangélico, foi realizado na Igreja Encontros de Fé, no bairro Navegantes, com a presença de militares e civis, com o Tenente Capelão Rodrigues, do Exército Brasileiro e o Major Capelão Daniel, da Força Aérea Brasileira.

Já a celebração espírita ocorreu no auditório do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA)


Por que a Páscoa dos Militares ocorre fora de época?
A Páscoa dos Militares é um evento que ocorre em época diferente daquela prevista no ano litúrgico da Igreja Católica. Isso porque quando os militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornaram ao Brasil após a campanha na 2ª Guerra Mundial, em 1945, já havia passado a data da Páscoa.

Então, os “pracinhas” quiseram comemorar o evento junto com as suas famílias. Com a concessão da igreja, as Forças Armadas resolveram fazê-la depois da celebração prevista da Igreja Católica, realizando uma missa, na Praça XV, no Rio de Janeiro/RJ.

A partir daí, o ato tornou-se uma tradição entre as Forças Armadas, e atualmente, cada Força, tem a sua data específica para celebrar a Páscoa, tanto para Católicos como para Evangélicos e Espíritas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página