Páscoa dos Militares em Porto Alegre/RS
Nesta sexta-feira (02) ocorreu a Páscoa dos Militares, em Porto Alegre/RS. Uma missa, na Catedral Metropolitana; um culto evangélico, na Igreja Encontros de Fé; e um espírita no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PÁ), marcaram a data.
A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos Militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época, por concessão da Igreja, já que, durante a Segunda Guerra Mundial, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar desta festividade religiosa.
Desta forma, a celebração preserva a história do final da Segunda Guerra, quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil após o período pascal. O objetivo da festividade é estimular o espírito de religiosidade e reafirmar os valores cristãos dos militares.
Na Catedral Metropolitana da capital, a missa foi celebrada por Dom Marcony, arcebispo militar do Brasil, que falou sobre os motivos do surgimento desta data.
“O primeiro, agradecer a Deus porque estavam voltando e encontraram suas esposas e seus filhos. E o segundo, colocar nas mãos de Deus os amigos que lá tombaram. Celebrar a Páscoa nas Forças Armadas é incentivar o coração de cada soldado, de cada comandante, de cada comandado, a servir mais, com alegria, fé, amor e orgulho de carregar essa farda tão querida”, destacou.
Texto: 2º Ten Nathalia King
Fotos: 1º Ten Buchaim / 1º Sgt Pires / Cb Douglas
Redes Sociais