Operação Taquari 2 realiza nova ação de reflorestamento
As Forças Armadas e entidades parceiras, por meio do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, realizaram mais uma ação do Projeto Semear. No dia 19 de setembro, foram plantadas e distribuídas mudas de árvores nas cidades de Taquari e Imigrante. Ambas ficam no Vale do Taquari e foram bastante afetadas pela enchente no mês de maio.
Uma primeira ação do projeto já havia sido feita em 17 de julho, no Dia de Proteção às Florestas. Na ocasião, houve o lançamento aéreo de cinco milhões de sementes em áreas que sofreram deslizamentos de terra nessa mesma região. Desta vez, a atividade foi em alusão ao Dia Mundial da Árvore, celebrado em 21 de setembro.
Em Taquari, cidade de 26 mil habitantes, a ação envolveu militares do Exército, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, além de entidades, voluntários e estudantes. Foram plantadas 540 mudas de árvores nativas próprias para recomposição da mata ciliar. O local escolhido foi o camping municipal, área pública de lazer existente às margens do rio. Também foram distribuídas mais 500 mudas a moradores ribeirinhos, a fim de estimulá-los a arborizar cada vez mais as suas propriedades.
“A gente não está fazendo só um trabalho de recuperação. A gente está fazendo um trabalho de conservação da vida e das margens do nosso rio”, destaca a bióloga da prefeitura de Taquari, Marília Souza.
O município de Imigrante, de apenas três mil habitantes, foi o terceiro com maior número de deslizamentos por quilômetro quadrado em todo o Rio Grande do Sul, durante a enchente de maio. Por isso, com foco também na educação ambiental – uma das prioridades do Projeto Semear - estudantes da rede municipal de ensino participaram do plantio de mudas.
Os alunos participaram de oficinas sobre meio ambiente e ajudaram a confeccionar bombas de sementes, misturando nativas e forrageiras. Com o apoio de militares do Exército, eles lançaram aproximadamente dez quilos de sementes em locais de difícil acesso. Uma experiência que ficará marcada para a estudante Ana Laura Machado: “Foi uma experiência importante para ajudarmos na reconstrução do Rio Grande do Sul”, disse.
Texto: 2º Tenente Naiôn Curcino
Fotos: 1º Tenente Pablo Gomes, 2º Tenente Nathalia King, Soldado Kauã Barnasky
Redes Sociais