“Operação Héracles I”
Porto Alegre (RS) - O Exército Brasileiro desencadeou a “OPERAÇÃO HÉRACLES I”, que ocorre de 26 a 30 de outubro de 2020 no Estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de fiscalizar clubes de tiro, comércio de armas de fogo, munições, armas de pressão e insumos de munições e acessórios para arma, explosivos, blindagem, produtos químicos controlados e artifícios pirotécnicos.
A operação é de responsabilidade da 3ª Região Militar (3ª RM), por intermédio do seu Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), juntamente com outras 30 Unidades Militares. Ela consiste na inspeção, de maneira inopinada, das pessoas jurídicas que comercializam esse tipo de material no Estado do Rio Grande do Sul, e está contando com o apoio dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e agências governamentais, em destaque a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e CREA.
A “OPERAÇÃO HÉRACLES I” visa a coibir e reprimir o desvio, o armazenamento inadequado, a falta de controle de estoques, a utilização sem autorização, autuando empresas que estiverem agindo em desacordo com a legislação vigente.
A 3ª RM coordena a execução das operações interagências para inspecionar e fiscalizar pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades com Produtos Controlados pelo Exército (PCE) e os locais onde há suspeita de irregularidade no Estado.
A realização dessa operação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Exército Brasileiro para tornar cada vez mais eficiente a fiscalização dos produtos que controla, trabalho este que é realizado contínua e ininterruptamente pela Força Terrestre.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais