Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ADESTRAMENTO

Operação Gralha Azul mobiliza 1,2 mil militares e mais de 200 viaturas

A 5ª Divisão de Exército (5ª DE) deflagrou nesta semana a Operação Gralha Azul, em Cascavel/PR, voltada ao adestramento de tropas, reunindo militares de diversas organizações militares do oeste do Paraná. No total, foram mobilizados 1.200 homens e mulheres, 235 viaturas blindadas e não blindadas, além de SARPs (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas) e outros equipamentos de alta tecnologia.

A operação teve início na segunda-feira (14/10) e segue até sábado (19/10) sob o comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), com sede em Cascavel. Ao longo do exercício, são executadas diversas manobras, incluindo simulações de tiro em várias cidades e distritos da região. A movimentação chamou a atenção dos moradores do distrito de Rio do Salto, que abriga a base da operação.

Esta é a terceira fase da atividade, que já contou com exercício de tiro real e armamento de emprego coletivo no Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras (SC), além da fase de preparação dentro das organizações militares da 15ª Bda Inf Mec. Nessa terceira etapa, houve apronto operacional das tropas, marcha para o combate e a ocupação de área, com montagem de postos para atendimento de feridos, reabastecimento de armas, manutenção de viaturas, posto logístico e elaboração de técnicas ofensivas e defensivas no terreno.

“A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada é uma tropa que é Força de Prontidão do Exército Brasileiro. O nosso objetivo é adestrar ainda mais os homens e mulheres que compõem essa capacidade operativa do Exército Brasileiro”, afirma o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Ricardo José Nigri, que acompanha a realização da operação.

Todas as ações integram as operações anuais de capacitação das Forças de Prontidão (FORPRON), que são tropas (comandos de divisão, brigadas selecionadas e módulos especializados) certificadas como prontas para cumprir as missões da Força Terrestre, com destaque para a defesa externa e a salvaguarda de interesses brasileiros.

Texto: 2º Ten Helena

registrado em:
Fim do conteúdo da página