O TFM e a atividade militar foram tema de palestra no CMS
A carreira militar possui uma série de peculiaridades em relação a outras carreiras. A disponibilidade permanente e a dedicação para o cumprimento das missões constitucionais, exigem do militar estar em plenas condições físicas e mentais.
“Não existe atividade física militar sem estar atrelada a um bom condicionamento físico. A nossa profissão tem exigências que não podemos abrir mão”, ressalta o General de Brigada, Luiz Alberto Cureau Júnior, numa referência à prática do Treinamento Físico Militar (TFM).
Em Visita de Orientação Técnica ao Comando Militar do Sul, o General Cureau falou sobre a importância do TFM para o desenvolvimento da aptidão física para a saúde e operacionalidade da tropa. Além disso, o Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército destacou que o cultivo de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e sono regular, aliados à prática de exercícios físicos, aumentam a imunidade e evitam doenças crônicas que atingem, cada vez mais a população, independente da idade.
Treinamento Físico Militar Operacional
Segundo o General Cureau, o Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx) trabalha na implantação do Treinamento Físico Operacional (TFOp) nas Forças de Prontidão (FORPRON). “O Treinamento Físico Operacional veio igualar as condições para homens e mulheres”, ressaltou.
No Manual de Campanha EB70-MC10.375 constam atualizações sobre o treinamento físico dos militares.
EB – Treino
O CCFEX trabalha no desenvolvimento de um aplicativo, que deve ser lançado nos próximos meses. O app “EB-Treino” será uma plataforma interativa que oferecerá aos militares planos de treinamento e análise de desempenho em tempo real, estimulando ainda mais a constância e a disciplina na prática esportiva.
Fotos: Sd Luiz Gabriel
Texto: Cap Viviane Cardoso
Redes Sociais