Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ENTREVISTA

"O nosso foco é a operacionalidade da tropa”, destaca Comandante

Em entrevista ao programa Programa "Pampa Debates", da Rede Pampa de Comunicação, que foi ao ar nessa sexta-feira (02/06/23), o Comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, falou sobre as prioridades do seu comando. 




"O meu foco é a operacionalidade das nossas tropas dos três estados (PR, SC e RS), esse é o meu ponto principal. Foco nas nossas atividades operacionais, na Defesa da Pátria. E (vamos apoiar) quando na minha área, os três estados solicitarem qualquer ajuda de uma ação de emergência, como foi no período da (Pandemia) Covid”, destacou.  



O Comandante afirmou ainda que a tropa do CMS estará empregada em grandes operações ainda em 2023: Operação Ágata Conjunta, com órgãos de fiscalização e segurança dos estados para coibir crimes transfronteiriços; Operação Arandu, com o Exército da Argentina, que ocorrerá (31 de julho a 4 de agosto), com tropa no terreno no Campo General Ávalos, em Corrientes; e Operação Paraná III (12 a 19 de agosto), coordenada pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel/PR, que reunirá militares de 17 países integrantes da Conferência dos Exércitos Americanos. Ao longo de uma semana, eles participarão de exercício simulando um grande acidente natural e terão que empregar todas as capacidades para apoiar a população.

"Além da Diplomacia Militar vai ser uma oportunidade para mostrar a nossa organização, a nossa capacidade de trabalho, o nosso preparo. É uma oportunidade de interação muito grande para demonstrarmos o nosso potencial”, afirmou.



Durante a entrevista ao Jornalista Paulo Sérgio Pinto, o Comandante Militar do Sul destacou que toda atividade do Exército tem o objetivo de treinar a tropa para o combate, como é o caso, por exemplo da duplicação do trecho Sul da BR-116, executada pela Engenharia de Construção do Exército. 



“É um empreendimento de 51km, sendo que 36km já entregamos duplicados e, este ano, vamos entregar 9km. Até o final do ano que vem, devemos estar concluindo os lotes lotes 1 e 2 que estão sob o encargo do Exército Brasileiro. Também agora no segundo semestre vamos conduzir uma licitação para o Viaduto de Guaíba. Estamos no prazo e cumprindo aquilo que está previsto”.



Forças Blindadas

Para cumprir a sua missão constitucional de Braço Forte e Mão Amiga, a Força Terrestre tem que estar bem treinada e equipada. Nesse sentido, o General Hertz ressaltou a importância do programa estratégico “Forças Blindadas”, que tem o objetivo de obter viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas, além dos seus subsistemas componentes, como os sistemas de armas e comunicações.  



“Estamos trabalhando para, no final do segundo semestre deste ano, recebermos os dois exemplares da Viatura Centauro 8X8, que foram adquiridas junto à IVECO, na Itália, e devemos começar toda a avaliação no campo do Saicã e avaliação técnica no Rio de Janeiro”, disse.  



Recentemente, o Comandante Militar do Sul esteve na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) falando para o Comitê de Indústria de Defesa. “Indústria de defesa significa emprego, colaborar com o desenvolvimento do País”, finalizou. 



Assista a íntegra da entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=DRU9wEvI7bM

Texto e Foto: Cap Viviane

registrado em:
Fim do conteúdo da página