Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
BEM-ESTAR

O cuidado com a saúde mental. Cuide bem da sua!

Diante de mudanças cada vez mais desafiadoras, novas atitudes e novos comportamentos são necessários. Um deles é a forma de enxergar a nossa saúde mental, que é tão importante quanto nosso bem-estar físico e social. No dia a dia, o militar precisa estar pronto para qualquer missão e, compreender que a saúde mental precisa estar em dia, é essencial nesta função.

 “Desconforto, insônia, alteração de apetite, irritabilidade, tristeza, falta de prazer nas coisas e dificuldade de gerenciar a vida financeira são alguns exemplos de que as coisas podem não estar indo muito bem e, pedem atenção”, alerta a Capitão Tatiana da Silva, psiquiatra e médica perita da Policlínica Militar de Porto Alegre.

De acordo com um relatório publicado em 2022 pela Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas no mundo, de todas as idades, vivem com algum transtorno mental. Entre eles, estão a depressão, a esquizofrenia, autismo e o transtorno afetivo bipolar.

Para a diretora da Policlínica Militar de Porto Alegre, Coronel Isabel Delgado, todos os dias nos deparamos com o inesperado e, precisamos utilizar nossos conhecimentos para resolver essa situação inusitada. “Os compromissos sociais, financeiros, emocionais com a nossa família, nos geram stress adicional, porque o militar é cobrado pra ser perfeito naquilo que faz todos os dias, mas nem sempre está em condições de atingir esta perfeição, porque trazemos conosco uma série de situações”, destaca.

Um profissional pode ajudar neste enfrentamento. O receio de falar com um psiquiatra ou um psicólogo, as vezes até por desconhecimento, está, cada vez mais, sendo deixados pra trás. “O amigo, o familiar, por mais presentes que sejam, não são profissionais”, lembra a Capitão Tatiana. “Uma avaliação pra ver se uma psicoterapia pode beneficiar, se medicação eventualmente pode ajudar essa pessoa”, completa.

“Aquelas nossas vivências de um passado, que muitas vezes estão na infância, na nossa adolescência, de algo difícil que nos ocorreu, no momento que a gente libera aquela energia, aquelas memórias, pelo fato de conseguir falar a respeito, a gente também libera as emoções, libera os traumas, a gente consegue se curar dessas questões”, explica a Tenente Fernanda Mendes, psicóloga da Policlínica Militar.

Lembrando que a saúde mental não é só isso. Atividade física, alimentação, boas relações interpessoais e um bom ambiente de trabalho colaboram para que você se mantenha saudável. “Hoje em dia, já não se permite mais a expressão que falávamos antigamente: da porta do quartel pra fora, eu tenho uma vida, da porta do quartel pra dentro eu tenho outra, isso não existe, é impossível. Então somos o mesmo ser humano que transita em diferentes ambientes e situações, mas é o ser humano, que têm vivências e necessidades”, conclui a Coronel Isabel Delgado.

Dez dicas para você cuidar da sua saúde mental:
pratique exercício físico;
tenha vínculos sociais profundos;
procure ter boas noites de sono;
tenha uma alimentação saudável;
tenha momentos de lazer;
desenvolva seu autoconhecimento;
administre as emoções;
medite ou faça uma oração;
mantenha pensamentos positivos e;
busque ajuda quando necessário.

Saúde mental é vida, cuide bem da sua!

registrado em:
Fim do conteúdo da página