Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Nota à Imprensa n° 6: 05/10/23

Operação Taquari completa 30 dias e entra em nova fase

A “Operação Taquari” completou 30 dias, nesta quinta-feira (05/10), com a realização de diversas ações de apoio à população do Rio Grande do Sul afetada pelas fortes chuvas. A atuação das Forças Armadas que, inicialmente, abrangeu o Vale do Taquari, acabou se estendendo para as fronteiras Sul e Oeste do estado, regiões central gaúcha e metropolitana de Porto Alegre.

O Comando Conjunto da Operação (criado para coordenar exclusivamente as ações das Forças Armadas) chegou a empregar 1.300 militares em ações, como buscas e resgates; evacuações aeromédicas; atendimentos médico-odontológicos; transporte de famílias; logística de alimentos e medicamentos, entre outros.

Em coordenação com a Defesa Civil, em Porto Alegre, a segunda fase da Operação concentrará esforços onde os militares atuam na logística dos depósitos, fazendo a triagem do material recebido e organizando a distribuição. Nas demais regiões do estado, segue estendendo a mão amiga à população no que for solicitado pela Defesa Civil.

Ações realizadas:

- Buscas e resgates de vítimas; evacuações aeromédicas; transportes de equipes e desabrigados; triagem e entrega de roupas, alimentos doados; distribuição de água potável; fornecimento de alimentação às equipes de bombeiros em campo; montagem de barracas; limpeza e desobstrução de vias; controle de danos; apoio médico; e instalação de sistemas para comunicação por internet.



Números:

  • 1300 militares; 115 viaturas; 35 viaturas especializadas e equipamentos de engenharia; 20 embarcações; 09 aeronaves; 32 barracas; e 09 cisternas.

  • 12 mil telhas distribuídas em Bagé;

  • 2.792 atendimentos médico-odontológicos;

  • 15.276m3 de entulhos removidos, equivalente a 1273 caminhões caçamba;

  • 6.523m3 de donativos transportados, o equivalente a 284 caminhões-baú médios.

Locais de atuação das Forças Armadas:

(36 municípios) Alegrete, Arroio do Meio, Arroio Grande, Bagé, Cachoeira do Sul, Canoas, Cerrito, Colina, Cristal, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Encantado, Estrela, Ijuí, Jaguarão, Lajeado, Manoel Viana, Montenegro, Muçum, Nova Santa Rita, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Pedro Osório, Quaraí, Rio Grande, Roca Sales, Rosário do Sul, Santa Maria, Santa Teresa, Santiago, São Borja, São Gabriel, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Venâncio Aires.

Seção de Comunicação Social do Comando Conjunto Sul

registrado em:
Fim do conteúdo da página