Nos 374 anos da Força Terrestre, CMS celebra o Dia do Exército
Era 19 de abril de 1648 quando, no Estado de Pernambuco, aproximadamente 2,2 mil Patriotas resistiram à invasão dos holandeses, mobilizados com o dobro de homens.
Porém, mesmo com a metade do efetivo, os brasileiros resistiram e contabilizaram 80 mortos, contra 515 baixas dos inimigos.
A Batalha dos Guararapes, como ficou conhecida, foi a primeira da história da Força Terrestre. E o 19 de abril ficou eternizado como o Dia do Exército Brasileiro.
Celebrar o 19 de abril não é apenas comemorar um aniversário. É, principalmente, reverenciar os feitos heróicos de uma das mais antigas e respeitadas instituições do país. Em Porto Alegre, a data foi celebrada com diversos eventos nos últimos dias.
As comemorações iniciaram ainda na semana passada com cerimônias religiosas. No Museu Militar do CMS, um grupo de estudantes conheceu um pouco dessa história por meio de um acervo de aproximadamente seis mil peças entre blindados, armas e imagens. Já na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, os legisladores municipais e estaduais realizaram sessões para reverenciar a Força.
As celebrações dos 374 anos do Exército culminaram com uma formatura militar no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, o Regimento Osorio, localizado no Bairro Partenon. Durante a solenidade, houve homenagens a militares e civis com relevantes serviços prestados à instituição, além do tradicional desfile da tropa e dos blindados.
“É um orgulho muito grande comemorar o Dia do Exército Brasileiro e ver essa tropa vibrante, operacional, preparada e comprometida. Fico muito feliz em olhar para trás e testemunhar o crescimento do nosso Exército, o Exército de Caxias, este Exército que é muito respeitado pelo povo brasileiro”, celebra o Comandante Militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade.
Fotos e texto: 2º Ten PABLO GOMES / CMS
Redes Sociais