Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
junto às tropas

Comandante do EB acompanha o trabalho da Força nas ruas do RS

No Rio Grande do Sul, mais de 400 municípios foram atingidos pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas no início de maio. Assim, desde o primeiro dia, as tropas do Exército Brasileiro estão nas ruas apoiando a população, principalmente nos resgates.

Com o aumento das regiões atingidas, formou-se o Comando Conjunto Sul, com base no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre/RS. São mais de 40 agências envolvidas, incluindo Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.

O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, visitou o Estado nesta quinta (09) e sexta-feira (10) e esteve ao lado da tropa para acompanhar o trabalho, que já resgatou mais de 66 mil pessoas e sete mil animais.

No município de Eldorado do Sul, General Tomás conheceu a Base de Comando da Operação no local e conversou com os militares que atuam no transporte de água e mantimentos e resgate dos moradores. O Comandante, além disso, perguntou sobre a situação deles e suas famílias.

A bordo do blindado Guarani, que já resgatou centenas de pessoas, General Tomás acompanhou mais uma patrulha dos militares pelas ruas do município.

“Eu fico muito orgulhoso da minha tropa. Desde que cheguei aqui, vejo este pessoal nas ruas, todos os dias. É a missão do militar”, sinalizou o Comandante.

Até o momento, sete Hospitais de Campanha já foram montados, em conjunto com a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e Ministério da Saúde, em cinco municípios gaúchos: Estrela, Canoas, São Leopoldo, Eldorado do Sul e Guaíba.
O Exército Brasileiro foi responsável pela montagem de três deles. O Comandante esteve em dois, conversando com médicos e pacientes, além de conhecer a estrutura oferecida à comunidade, que conta, inclusive, com uma sala para atendimentos de baixa complexidade e sala de emergência.

Ao fim, a Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou o lançamento de mantimentos (água e cestas básicas) para a população de São Jerônimo afetada pela catástrofe ambiental que assola a região sul do país.

De acordo com o Comandante, o lançamento da carga foi feito para melhorar a logística em locais com populações ilhadas. “É uma ação essencial porque vai ajudar muito o povo neste momento”, concluiu.

registrado em:
Fim do conteúdo da página