Na 3ª Divisão de Exército, comemorou-se o Dia do Soldado
Santa Maria (RS) - Hoje 25 de agosto, na 3ª Divisão de Exército, comemorou-se o Dia do Soldado em homenagem ao nascimento do “Duque de Caxias” – Soldado símbolo da Pátria – ocorrido em 25 de agosto de 1803.
O Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Patrono do Exército, simboliza o ideal do perfil dos militares do Exército Brasileiro, caracterizada pelas seguintes peculiaridades: hierarquia e disciplina; dedicação exclusiva ao trabalho; riscos inerentes à profissão; disposição permanente; mobilidade nacional e internacional; exigências físicas, mentais e psicológicas; formação específica; aperfeiçoamento e treinamento constantes.
Na Guarnição de Santa Maria, a solenidade foi realizada no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, com a finalidade de cultuar e trazer à tona os valores militares do Soldado do Exército Brasileiro.
“Soldado Brasileiro! Quando a verdade transfigurada, a notícia infundada ou a narrativa manipulada lhe aviltar a honra, tentando desacreditar a grandeza da sua missão, antes de voltar-se contra esse injusto menosprezo, lembre-se de que a calúnia também tentou tisnar a glória de Caxias, mas isso não impediu que o Guerreiro fosse também Pacificador, mostrando assim que, se era boa a têmpera da espada, melhor era seu coração.” Trecho da Ordem do dia.
Durante a cerimônia, ocorreu a entrega das seguintes condecorações: Medalha da Ordem do Mérito Militar, Medalha do Pacificador e Medalha Exército Brasileiro.
A cerimônia, presidida pelo Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), “Divisão Encouraçada”, relembrou a importância do soldado do Exército Brasileiro à Pátria. A solenidade foi restrita, em razão da #COVID19, atentando para os protocolos sanitários em vigor.
Salve Duque de Caxias o Pacificador, patrono do Exército Brasileiro! Salve o Soldado de ontem, de hoje e de sempre!
Fotos: Divulgação
Redes Sociais