Museu Militar do CMS reúne profissionais de museus e espaços culturais em Porto Alegre
Troca de experiências e futuras parcerias. Esse foi o foco do “I Encontro de Profissionais de Museus e Espaços Culturais de Porto Alegre e Região”, realizado nessa quinta-feira (16) na capital gaúcha. A iniciativa do Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS) reuniu profissionais de cultura de Porto Alegre, Gravataí e Viamão, como Yuri Flores Machado, da Fundação Vera Chaves Barcellos. “Precisamos compartilhar nossas experiências, ver o que dá certo para qualificar tanto o corpo técnico quanto a estrutura material dos museus”, ressaltou.
O evento começou com a apresentação do MMCMS feita pelo Diretor do Museu, Coronel Ílio Araújo de Oliveira Júnior. Ele falou sobre o trabalho de revitalização, manutenção e modernização do acervo feito no último ano. Em julho, o Museu Militar foi reaberto, depois de 14 meses de obras. E agora, segundo o Cel Ílio, está aberto a novas parcerias. “Quem ganha com isso é a cultura, é o município, o estado. Temos a oportunidade de criar novas ações e formas de trabalho para fortalecer a cultura”, destacou.
Diretora do Museu Júlio de Castilhos, Dóris Couto, ressaltou a importância do intercâmbio entre os museus e casas de cultura da região. “Tratar de forma articulada essas possibilidades entre as instituições nos escreve, na seara dos sonhos, que a gente possa buscar políticas de patrimônio vistas como coisa pública e não como algo de alguns”, ressaltou Dóris Couto.
Na mesma linha falou o Assessor Especial de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura, Eduardo Hahn. Segundo o representante do governo do Estado, há uma série de parcerias que podem começar a ser feitas no curto prazo. “Precisamos trocar experiências, ver novos parceiros, resolver problemas que a tente tem para implementar nas nossas instituições e melhorar cada vez mais”, afirmou Hahn.
Participante do encontro, a Diretora de Cultura e Secretária-Adjunta da Prefeitura de Gravataí, Simone Lourenço Daniel, saiu satisfeita com a iniciativa do Museu do CMS “vamos levar a Gravataí muitas informações, muitas ideias que tivemos aqui”, avaliou.
Historiadora do museu Municipal Agostinho Martha, de Gravataí, Inês Guilloux Leal, afirmou que os museus precisam unir esforços para conquistar o público. “90% dos museus do RS estão necessitados não só de reformas, mas de divulgação turística. Estamos dentro da 1ª Região Museológica e as pessoas precisam conhecer os espaços”, concluiu.
Em 2022, Porto Alegre completa 250 anos e o Brasil comemorará os 200 anos da Independência. As datas serão palco de seminários e diversas ações culturais, que prometem movimentar os espaços e o Museu Militar do CMS está pronto para entrar no calendário cultural das comemorações.
Redes Sociais