Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
História e tradição

Museu Militar do CMS comemora 23 anos

Um dos museus mais visitados do Rio Grande do Sul completou 23 anos no dia 13 de Julho, o Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS). Nesta sexta-feira (15), um evento especial marcou a data, que também celebrou um ano de reabertura do espaço cultural depois da reforma. Com a participação do Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, foram feitas homenagens às autoridades civis e militares.



De acordo com o Diretor do Museu do CMS, Coronel Ílio Araújo, há 23 anos o local preserva e divulga a cultura militar na região Sul do Brasil. “Aqui é um passado do Exército Brasileiro e todos precisam conhecer os feitos e os fatos que marcaram a história do Rio Grande do Sul. Temos que disseminar essa cultura militar para os outros estados e os visitantes têm esse papel também”, afirmou.

Hoje o Museu conta com um acervo que vai de 6.500 a 7 mil peças, incluindo blindados históricos, simuladores que permitem a interação com o público e exposições em homenagem às Armas do Exército. “Com certeza a gente só tem a agradecer porque boa parte do público que vem aqui interage conosco, eles gostam, são mais de 75 mil pessoas que passaram por aqui”, enfatiza o diretor.

Diversas pessoas participaram do processo de reformulação do espaço, doando peças e reformando de estruturas, por exemplo. Por isso, na comemoração do aniversário do MMCMS, 39 autoridades civis e militares receberam o diploma “Amigo do Museu Militar”. Além disso, militares da Força Expedicionária Brasileira, o Capitão Elmo Diniz, presidente da Associação dos Veteranos da FEB, e os tenentes Luiz Alves de Souza e Oudinot Willardino, ganharam a “Medalha da Ordem do Mérito”, entregue pelo Diretor do Museu Militar Brasileiro de Panambi, Sefferson Stendorf.



De acordo com a direção, o Museu Militar do Comando Militar do Sul deve receber mais materiais para compor o acervo do espaço destinado às armas de Infantaria e Intendência, inclusive um muro de escalada, permitindo a interação com o público infantil. A cada ano, o Museu Militar se renova, diversificando o acervo, sempre com o objetivo de preservar o passado.

“Reverenciar aqueles que construíram o nosso passado, construíram o nosso Exército e o nosso país. Acima de tudo, vamos olhar para o futuro do Brasil e tentar construir uma sociedade melhor para todos nós”, afirmou o Comandante Militar do Sul, General Soares, durante a cerimônia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página