Museu do CMS participa de programa que transforma brinquedos para crianças com deficiência
O Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS) vai participar do Programa Mil Brinquedos, Mil Sorrisos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cedendo espaço físico e mão-de-obra para a transformação de brinquedos eletrônicos simples, que são doados, em brinquedos adequados para crianças com deficiência motora e/ou intelectual.
O Museu vai ceder uma sala para que militares do CMS recebam treinamento e depois possam realizar a transformação dos brinquedos eletrônicos para que crianças com algum tipo de deficiência motora e intelectual possam brincar de forma simples e divertida. Para isso, instrutores da UFRGS vão capacitar os militares e ensinar como, com materiais de baixo custo (Cds usados, fios e cabos), consigam adaptar o acionamento para que todos possam brincar.
Além do Comando Militar do Sul e da UFRGS, participam do convênio a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto Alegre, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Ministério Público do Trabalho.
Os militares capacitados nesse convênio vão receber certificados e todos os brinquedos serão doados para Instituições que cuidam de crianças com necessidades especiais.
A campanha Mil Brinquedos, Mil Sorrisos foi criada há quase dez anos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Leiria/Portugal. Esta entidade tem convênio com a UFRGS há três anos.
Texto: 2º Tenente Fábio Almeida
Fotos: 1º Sargento Buchaim
Redes Sociais