Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CMS realiza doações de sangue

Porto Alegre (RS) - O Comando Militar do Sul (CMS) anunciou uma série de medidas, apresentando ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul estruturas criadas pelo Ministério da Defesa para oferecer apoio logístico em montagem de barracas para postos de triagem, transporte, fornecimento de alimentação e alojamento para equipes dos Órgãos de Saúde e de Segurança Pública envolvidas nas ações de enfrentamento ao COVID-19.

Todas as necessidades de apoio deverão ser encaminhadas à Defesa Civil Estadual, a qual enviará as suas demandas ao Comando Conjunto/Sul (Tropas da Marinha, Exército e Aeronáutica).

Outra frente de apoio, já em andamento, é a manutenção dos estoques dos bancos de sangue dos hospitais abastecidos. Desde o início da semana, militares do CMS, que se voluntariaram, estão sendo conduzidos pelas suas unidades militares para realizar a doação, ajudando dessa forma na reposição dos estoques. O primeiro hemocentro a receber sangue dos militares foi o do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.

Segundo o Diretor de internação do hospital Conceição Doutor Rafael Ribeiro, desde que iniciou o isolamento da população para evitar a disseminação, os estoques diminuíram.
“A contenção das pessoas em casa é a principal medida para evitar a disseminação do vírus. Isso é muito bom para evitar a transmissão, porém, isso causa um efeito adverso que os doadores habituais de sangue não aparecem no hospital e isso causa uma diminuição nos estoques do banco de sangue”, explica do Doutor Rafael Ribeiro.

Pelo menos, dez alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA) foram voluntários e doaram sangue nessa semana. O simples gesto foi fundamental para a reposição dos estoques de sangue da instituição e servirá para motivar outros hemodoadores.

“O apoio do Exército é muito importante nessas horas pra gente manter o banco de sangue e manter as transfusões para salvar vidas dos pacientes que continuam chegando”, ressalta o gerente de internações do Hospital Conceição.

Ao longo das semanas e suprindo as demandas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, mais militares voluntários serão encaminhados para as instituições de saúde que solicitarem doações.

 

índice

índice1

índice2

Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página