Campanha de Doação de Sangue
Curitiba (PR) - No mês de novembro, o Exército Brasileiro, por meio da 5ª Região Militar, realizou uma campanha de doação de sangue, envolvendo os quartéis da cidade.
Foram 18 quartéis, dos quais mais de 265 militares voluntários doaram sangue no HEMEPAR, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Erasto Gaertner, no período de 6 e a 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue.
Para a realização dessa campanha, foi verificada junto aos bancos de sangue dessas instituições, a capacidade de atendimento diário, para assim fazer um cronograma para todos os quartéis.
Segundo a Diretora Geral do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, a instituição é grata às campanhas realizadas pelo Exército Brasileiro. “O Exército sempre responde para nós em coletas externas, sempre nos ajudam muito a manter o nosso estoque de sangue, de uma forma regular, podendo atender todo cidadão paranaense”, disse a diretora.
Uma bolsa de sangue pode atender até quatro pacientes, segundo a Supervisora de Coleta do Hospital Erasto Gaertner, Nicole Raquel Ribeiro Winter, há o fracionamento do sangue em plaquetas, concentrado de hemáceas e plasma. “Cada hemocomponente tem sua função específica, todos os pacientes são atendidos com uma única doação”, explicou a supervisora.
Para ser um doador de sangue voluntário, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e não fazer uso de alguns tipos de medicamentos. A mulher pode doar a cada 3 meses e o homem a cada 2 meses, em um período de um ano, é possível doar de 3 a 4 vezes.
As campanhas são muito importantes, no aspecto de chamar as pessoas para a ação voluntária. Para o 1º Sargento Marcos Donizeti Lopes, doar é um gesto de solidariedade. “Pra as pessoas que estão precisando é algo que vai fazer a diferença, então venham doar sangue”, disse o 1º Sargento Marcos Donizeti Lopes.
Fotos: Divulgação/5ª RM
Redes Sociais