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Operação Guaíba

Guaíba (RS) - Está a todo vapor a execução do maior empreendimento do Sistema de Engenharia do Exército Brasileiro na atualidade. Trata-se da duplicação da BR-116, no Estado do Rio Grande Sul, que vai melhorar o acesso ao Porto de Rio Grande (RS), desafogando o tráfego intenso na rodovia, principalmente em épocas de escoamento da produção agrícola.

Batizada de Operação Guaíba, a duplicação da Rodovia BR-116 está a cargo do 1º Batalhão Ferroviário- Organização Militar localizada na área jurisdicionada da 5ª Região Militar e subordinada ao 4º Grupamento de Engenharia. A requalificação da rodovia contempla o trecho entre os municípios de Guaíba e Tapes (RS), que equivale a 50,8 quilômetros de extensão, e está orçada em cerca de duzentos e sete milhões de reais.

Seleção de RH
Para dar conta do serviço, foi necessário demandar uma grande estrutura logística de material e pessoal. Nessa missão, o 1º B Fv contou com o apoio da Seção de Serviço Militar da 5ª RM, responsável pela seleção de mão de obra especializada para a operação. A seleção dos profissionais foi feita por meio dos Avisos de Convocação para Seleção ao Serviço Militar Temporário de n° 018, de 31 de outubro de 2018 e o de nº 02, de 07 junho de 2019.

Uma equipe de pessoal altamente qualificada, foi selecionada para dar uma pronta resposta aos anseios do Governo Federal e entregar uma obra com excelência na sua execução, qualidade técnica no planejamento e responsabilidade administrativa no emprego dos recursos financeiros.

Em março, quinze especialistas foram incorporados ao 1º B Fv, entre eles, engenheiros civis, com especialidade em obra de arte especial e segurança do trabalho, além de técnicos em estrada, edificação, solo e CAUQ (Concreto Asfáltico Usinado a Quente), operadores de motoniveladora e trator de esteira, entre outros profissionais. No último mês, treze novos militares assumiram o posto de motoristas habilitados na categoria “C”. Atualmente, está sendo empregado diretamente na obra, um efetivo de aproximadamente 260 militares.

Andamento da Obra
A terraplenagem, que envolve a remoção de grandes volumes de material, cortes, aterros e regularização da plataforma, aos poucos vai dando passagem para as equipes de pavimentação que, num trabalho árduo e contínuo, avançam para cumprir seu objetivo. Até o momento, foram lançados no leito da rodovia, cerca de nove mil toneladas de concreto asfáltico, o que corresponde, nesta primeira etapa da obra, a sete quilômetros de pavimento concluído.

O 1º Batalhão Ferroviário já mobilizou várias frentes de trabalho para serem vencidas dentro do prazo previsto, que é de aproximadamente três anos.

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Fotos: Divulgação/5ª RM

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