Mais de 19 toneladas de maconha são apreendidas no Paraná
Militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec) participaram da apreensão de 19,5 toneladas de maconha pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na PR-218, em Igaraçu, no norte do Paraná, na última quinta-feira (7/11). A ação foi realizada durante a Operação Ágata Fronteira Sul. É uma das maiores apreensões de maconha do sul do país. A droga estava em uma carreta bitrem que viajava de Ponta Porã (MS) a Curitiba (PR).
Os agentes da PRF efetuaram buscas no compartimento de carga do veículo, onde a droga foi encontrada. O motorista foi detido e conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Astorga (PR). A droga foi imediatamente incinerada com apoio do 30º BI Mec e da Polícia Civil, no forno de uma indústria de alimentos perto de Maringá.
A Operação Ágata Fronteira Sul teve início no dia 4 de novembro e encerrou na última sexta-feira (8/11). Nos cinco dias de operação na faixa de fronteira do Paraná e Santa Catarina, área de responsabilidade da 5ª Divisão de Exército, foram apreendidos o equivalente a R$ 42 milhões em drogas, cigarros contrabandeados, eletrônicos e outras mercadorias, além de três veículos que estavam servindo às organizações criminosas.
Durante a Operação Ágata Fronteira Sul, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), sediada em Cascavel/PR, conduziu ações de patrulhamentos, controle e bloqueio de vias, monitoramento das fronteiras, fiscalizações a veículos e pessoas, além de apoio à atuação de Órgãos de Segurança Pública e outras 17 agências fiscalizadoras como IBAMA, ANVISA, ICMBio, Receita Estadual.
Cerca de 350 militares atuaram na operação, que teve objetivo de coibir os crimes transfronteiriços e ambientais. Para isso, foram empregados equipamentos de alta tecnologia, como binóculos de visão termal e Óculos de Visão Noturna (OVN), além do SARP (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada) e radares terrestres no monitoramento da fronteira.
Redes Sociais