CMC rememora as tradições da Artilharia
Curitiba (PR) – No dia 12 de junho, a juventude garança do Colégio Militar de Curitiba (CMC) comemorou o transcurso do Dia da Artilharia (10 de junho).
A programação contou com exposição de material no interior do Colégio, mediante apoio do Cmdo AD/5, reunindo os meios orgânicos do 5º GAC AP, Curitiba, PR; do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP), Lapa, PR; do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), Criciúma, SC; e da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea (11ª Bia AAAe), Rio Negro, PR.
Os alunos, professores e membros da administração tiveram contato com os obuseiros M108 AP, M109A3 AP, M101, Canhão Krupp e a Viatura Blindada de Combate (VBC) Gepard, arma antiaérea de última geração, além dos equipamentos de controle, observação e direção de tiro.
A formatura geral alusiva ao Dia da Artilharia contou com a presença do Cel Rueda, Comandante interino da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, do Cel Carrilho, Comandante do CMC, do Cel Sanzio, Chefe do Estado-Maior da AD/5, do Cel Rendeiro, Diretor do HGeC, do Cel Albuquerque Comandante do 5º GAC Ap e comandantes de organizações Militares da Guarnição de Curitiba.
O Batalhão Escolar cantou a Canção da Artilharia, reforçada pelos artilheiros presentes, seguido da saudação escolar do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Substituindo a leitura alusiva à data, houve uma demonstração sobre a história da Artilharia e, na sequência, foram realizados dois tiros de salva, comandados pelos alunos Rueda, do 9º Ano e Maia do 3º Ano.
O resultado dessas iniciativas, aplicadas nas datas magnas voltadas ao culto das raízes históricas castrenses, fortalece o nosso pertencimento ao SCMB e o perene compromisso de seguir a sua proposta pedagógica de formar e educar as gerações Garança, hoje e sempre, segundo as tradições, os costumes e os valores do Exército Brasileiro.
Fotos: Divulgação
Redes Sociais