Homenagens marcam Dia do Exército em Porto Alegre
Em 19 de abril de 2023, o Exército Brasileiro comemora 375 anos. Nessa mesma data, em 1648, cerca de 2,2 mil patriotas resistiram à invasão dos holandeses em Pernambuco. Com uma tropa duas vezes maior, os invasores foram derrotados por brancos, negros e indígenas, todos unidos pelo mesmo ideal de pertencimento a esta terra. A vitória heroica ficou conhecida como a Batalha dos Guararapes e foi o prelúdio da construção da identidade do Brasil como Nação soberana.
Nesta quarta-feira (19), uma representação da tropa do Comando Militar do Sul (CMS) celebrou a data com uma solenidade militar, realizada no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Porto Alegre/RS. Durante a cerimônia, foi feita a leitura da Ordem do Dia.
“Em um mundo cada vez mais complexo, é preciso olhar os exemplos dos heróis de Guararapes e do Duque de Caxias, a fim de encontrar os melhores caminhos para o cumprimento de nossa missão. Esses caminhos, balizados pelo respeito à população, às instituições e, sobretudo, à Constituição, exigem um Exército moderno, com capacidade dissuasória, profissionalismo e aptidão para ajudar ainda mais o Brasil nos desafios vindouros”.
(trecho extraído da leitura da Ordem do Dia – 19 de abril/ Dia do Exército)
Agraciados
A formatura militar homenageou militares e civis que prestaram relevantes serviços à instituição. 41 pessoas receberam a “Medalha Exército Brasileiro” e a “Medalha Ordem do Mérito Militar” e 33 foram agraciadas com o “Diploma Colaborador Emérito”, por atuarem em prol da preservação e divulgação do trabalho do Exército Brasileiro, como destacou o Comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento.
“Há 375, na Batalha de Guararapes, nascia o Exército Brasileiro, da união das cores de peles que estão representadas pela tropa em forma, pelos nossos veteranos e, pela sociedade brasileira. Todas as conquistas atingidas até hoje, foram com a participação dos nossos colaboradores e dos nossos homenageados. Não chegamos aos 375 anos sem a colaboração de toda a sociedade brasileira, portanto muito obrigado a todos que ajudam a consolidar a nossa instituição como uma das mais queridas e representativas da sociedade”, destacou o Comandante do CMS.
Agraciado com o “Diploma Colaborador Emérito”, o diretor-geral da Rádio Guaíba, Jefferson Torres, falou da importância do momento.
“É mais do que um reconhecimento e uma honraria, é uma responsabilidade que agregada as nossas atividades, porque como brasileiro nós temos que contribuir para o crescimento do nosso País, para a preservação dos valores familiares e da legitimidade do direito. Nós temos esse papel como cidadão e como instituição também, a fim de que isso seja garantido para todos os brasileiros”, afirmou.
Homenagens
Durante a semana os 375 anos da Força Terrestre também foram marcados, na capital gaúcha, por celebrações religiosas, que reuniram militares e civis em uma missa católica, na Basílica Nossa Senhora das Dores; culto evangélico, no auditório do CMS; e, um culto espírita, também na sede do CMS.
Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o Dia do Exército foi celebrado em uma sessão especial, proposta pela vereadora Mônica Leal. O General de Divisão Marcus Vinícius Fontoura de Melo, Comandante da 3ª Região Militar, representou o Exército Brasileiro na homenagem.
Texto: 2º Ten Nathalia King
Fotos: 1 Sgt Pires / Cb Douglas / Sd Gabriel
Redes Sociais