Homenagens marcam o Dia do Soldado em Porto Alegre
Em meio à Operação Taquari 2, o Comando Militar do Sul (CMS) realizou, na sexta-feira (23), uma solenidade para comemorar o Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto. A data celebra o nascimento (em 1803) do Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.
A solenidade militar foi presidida pelo General de Exército Hertz Pires do Nascimento, comandante do CMS, e ocorreu no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), em Porto Alegre, local que abrigou, entre maio e junho, o Centro de Operações Conjuntas da Operação Taquari 2.
“Nós escolhemos o 3º RCG para conduzir o Dia do Soldado na guarnição de Porto Alegre, porque essa unidade representou, durante mais de 60 dias, um esforço integrado das Forças Armadas com diversas agências e instituições que, unidas, realizaram o apoio à população mais atingida durante as enchentes”, destacou o comandante.
Em um momento simbólico, participaram da solenidade o pequeno Anthony Miguel, de oito meses, e seus pais, Natasha Becker e Ruan Guilherme. Eles foram resgatados por um helicóptero do Exército em Cruzeiro do Sul durante as enchentes que assolaram o Estado no mês de maio. Eles fizeram a aposição de flores junto ao busto de Duque de Caxias, representando o povo gaúcho e as famílias resgatadas durante a Operação Taquari 2.
“Foi muito gratificante participar. A gente não esperava o convite, ficamos muito felizes. Isso tudo simboliza o renascimento do meu filho. Foi o renascimento naquele dia do resgate”, relatou Natasha.
Durante a solenidade, foram concedidas honrarias, como a Medalha Exército Brasileiro e a Medalha do Pacificador. As comendas são concedidas a instituições, militares e cidadãos civis que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do Exército.
Antes do desfile das tropas, houve demonstrações operacionais ao público. O 3º RCG, responsável pela reprise de saltos equestres, mostrou ao público a coordenação e a sintonia entre o cavalo e o cavaleiro militar. O 3º Batalhão de Polícia do Exército fez demonstrações com cães em situações de faro, escolta, defesa e captura de ameaças.
A cerimônia do Dia do Soldado terminou com o desfile da tropa a pé e motorizada, com motocicletas, veículos de combate blindados, de engenharia e de logística e da cavalaria hipomóvel.
Texto: Asp Curcino
Fotos: 1º Sgt Pires / CCOMSEx
Redes Sociais