Homenageados recebem a medalha em tributo à Força Expedicionária Brasileira
Valorizar para nunca esquecer. A dedicação e comprometimento dos militares da Força Expedicionária Brasileira fazem parte de um importante capítulo da história do país. Hoje, além de relembrar os “Febianos”, é essencial divulgar os feitos dos heróis do Exército Brasileiro, até como exemplo aos mais jovens.
Nesse sentido, o Comando do Exército escolheu cinco homenageados para receber a medalha tributo à Força Expedicionária Brasileira, o Cel Estigarribia, Cel Caminha, Cel Rossi Machado, Cel Araújo e Ricardo Moojen Nácul, 1º vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, de Porto Alegre/RS.
A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Comando Militar do Sul, no Centro Histórico da capital gaúcha. “Eu tenho o privilégio de conhecer todos os senhores há muito tempo, eu tenho o privilégio de reconhecer e conhecer o trabalho em prol de nossa memória, da memória do Exército Brasileiro. Porque a preservação do nosso patrimônio é de fundamental importância para as próximas gerações”, destacou o General do Exército Valério Stumpf Trindade, comandante Militar do Sul.
A medalha destaca civis e militares, nacionais ou estrangeiros que tenham trabalhado em prol da preservação e divulgação da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial. Instituições que tenham prestado o mesmo serviço também podem receber a distinção.
Na ocasião, estava presente o Cap Elmo Diniz, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, que representou o Brasil com mais de 25 mil homens ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Redes Sociais