Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

H Gu Fl aumenta capacidade de cirurgias por vídeo

Florianópolis (SC) - Investimentos constantes do Exército, na gestão da saúde assistencial, possibilitaram que a 5ª Região Militar adquirisse novos equipamentos para atender o Centro Cirúrgico Irmã Thomázia, do Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl).


Com o incremento no centro cirúrgico, foi possível reestabelecer a capacidade de cirurgias por videolaparoscopia, assegurando o suporte para a realização de procedimentos como herniorrafias (reparo de hérnia), colecistectomia (retirada da vesícula), apendicectomia (retirada do apêndice), ressecção transuretral de próstata e bexiga (RTU), além de exames como videonasofibroscopia, que consegue mostrar ao médico toda cavidade nasal, rinofaringe e laringe.

A cirurgia por vídeo é realizada por auxílio de uma endocâmera e mostra ao médico- cirurgião, em tempo real, toda a cavidade a ser operada. “Por ser uma técnica minimamente invasiva, propõe uma recuperação mais rápida ao paciente e por ser realizada através de pequenas incisões na pele, diferente de uma cirurgia aberta, produz uma menor cicatriz”, comenta o Coronel Sérgio Luis Hammes, Diretor do HGuFl. O Centro Cirúrgico do HGuFl realiza, em média, oito cirurgias videolaparoscópica por mês, além dos exames realizados através da torre de vídeo. A previsão é que até o final do mês de julho, a lista de espera de pacientes de cirurgias eletivas seja zerada.

01

02

03

04

Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página