Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
cultura

Grande público acompanha concerto de bandas do CMS

A Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) ficou lotada na noite de terça-feira (8) para um concerto realizado pelo Comando Militar do Sul. No palco, militares de bandas do Exército, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil, Brigada Militar e convidados presentearam o público com uma bela apresentação. O espetáculo foi organizado para celebrar o Dia da Família Militar, comemorado em 18 de setembro, e também para todos os envolvidos na Operação Taquari 2. Por isso, na plateia, também estavam presentes diversos representantes de instituições que trabalharam na operação, além de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Muito obrigado a todos pela presença, a todos da Ospa, que nos ajudaram a construir essa apresentação. Os nossos objetivos nessa noite foram expressar o nosso reconhecimento aos músicos militares e civis que tanto enobrecem nossas solenidades e formaturas. Essa mistura de uniformes é muito interessante. E também realizar mais uma atividade com todas as instituições que desde 1º de maio trabalham conosco na Operação Taquari 2. O nosso reconhecimento por essa belíssima apresentação que tivemos nessa noite”, destacou o Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento.



No repertório, músicas nacionais e internacionais que fizeram sucesso desde os anos 1960 e 1970, como do grupo Bee Gees. Passou também pelos anos 1980 com os britânicos do Queen e os brasileiros do Roupa Nova e chegou aos anos 1990 e 2000 com os sucessos de Coldplay. É claro que também não poderia faltar uma referência à cultura gaúcha, que foi representada com uma canção do grupo Os Serranos. As apresentações empolgaram o público que em diversos momentos cantou junto e aplaudia efusivamente após cada música.

“Queremos agradecer, em nome da Legião da Boa Vontade (LBV), nós que somos parceiros dentro da Operação Taquari 2, e recebemos esse convite com muita felicidade. Para mim foi um momento muito especial, juntamente com a minha família. Foi uma noite extraordinária, maravilhosa, que nós queremos parabenizar essa organização, a todos os músicos pela excelente apresentação”, avalia Carlos Melo, gestor regional da LBV.

“Tive lembranças maravilhosas da década de 1980, de música que nós ouvimos hoje. E realmente aqui é uma satisfação, porque quando nós ouvimos as bandas militares sempre traz essa alegria. A interpretação, a empolgação, a plateia também entra no mesmo ritmo, como nós vimos aqui”, ressalta o tenente da reserva Hernande de Souza, e que serviu no 3º Batalhão de Polícia do Exército, em Porto Alegre, de 2003 a 2007.

Para quem estava em cima do palco e recebeu esse retorno do público, com a interação e os aplausos já é um momento especial. Mas para muitos, teve um significado ainda maior, já que a apresentação foi acompanhada por familiares.



“A gente sai um pouco daquela rotina de cobrir formaturas militares. A gente sai aqui com a nossa família como plateia. É totalmente emocionante, totalmente diferente. O sentimento vem à tona. Principalmente na minha parte, em que eu cantei, então a gente sente aquilo vibrar mais forte, olhando para a família, os filhos, os olhos cheios de lágrima, é uma emoção incomparável”, relata o 3º sargento Cláudio Henrique Marzona Rodrigues, que tocou violão e também cantou na apresentação, que foi acompanhada pela sua esposa e os três filhos.

“É uma oportunidade de fazermos uma apresentação para a família militar, para o pessoal que participou da Operação Taquari. É um momento de congraçamento, de alegria, de descontração, é importante esse momento cultural para as famílias e apresentando um pouco do nosso trabalho e das instituições que estão conosco”, afirma o 1º tenente Marlúcio Loreto de Moraes, um dos regentes do concerto.

Texto: 2º Tenente Naiôn Curcino
Fotos: Cabo Douglas Franco

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página