Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
HISTÓRIA

Veterano da FEB inaugura sala sobre Segunda Guerra Mundial

Na tarde desta segunda-feira (20), o Capitão Elmo Diniz, pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), inaugurou a “Sala Histórica e Cultural Cívico Militar”, dentro da sua residência, em Porto Alegre/RS.

Aos 102 anos, o sonho do Febiano era montar um local para receber os alunos do Colégio Militar de Porto Alegre a fim de continuar contando sua experiência de vida na Segunda Guerra Mundial. Há alguns anos, o Capitão se desloca à instituição para conversar com os estudantes, voluntariamente.

No local, é possível encontrar a história ilustrada da Guerra, com destaque para fotografias, moedas, medalhas, certificados, mapas, entre outros, utilizados pelo Capitão Elmo Diniz, que se orgulha da inauguração do espaço. “Quero chegar até os 110 anos contando histórias da nossa Pátria”, disse o militar.

A montagem do espaço contou com apoio da bibliotecária do Colégio Militar de Porto Alegre, que catalogou todo o material exposto na sala e da Academia de História Militar do Brasil, com a doação de livros. A união de forças contou ainda com a ajuda do Museu Militar do Comando Militar do Sul (CMS) e da Associação Nacional dos Veteranos da FEB Regional Rio Grande do Sul (ANVFEB-RS).

“O Capitão Elmo Diniz é um exemplo para todos nós”, disse o vice-presidente da Associação, Ricardo Nácul. “Exemplo de civismo, proatividade e saúde”, completou.

O evento contou com a presença do Comandante Militar do Sul, General Hertz; do antigo Comandante do Exército Brasileiro, General Leal Pujol; do Comandante do V COMAR, Brigadeiro Dang; do representante da Marinha do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Tavares; do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMS, General Zucco; do Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, General Batouli; Comandante do 29º Grupo de Artilharia de Combate Autopropulsada, Tenente Coronel Ricardo Costa; do atual Comandante do Colégio Militar de Porto Alegre, Coronel Mainieri, do futuro Comandante, Coronel Gladzik e membros da diretoria da ANVFEB-RS.


Texto: 2º Ten Nathalia King
Fotos: 1º Sgt Pires

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página