Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Exército distribui água potável a famílias atingidas pela estiagem no RS

Nesta semana, iniciou o apoio logístico da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) à situação da estiagem na Região Central do Rio Grande do Sul. As primeiras localidades atendidas foram Passo do Verde e Arenal. Um caminhão-pipa do 4º Batalhão Logístico (4º BLog), acompanhado de uma equipe da Defesa Civil, levou 12 mil litros de água para abastecer cisternas e caixas d’água de residências da área rural. Também estão programados para serem atendidos os distritos de Boca do Monte, Arroio Grande, Pains e Arroio do Só.


A ação foi desencadeada após uma reunião, no início de janeiro, entre o Comando da 3ª DE, Defesa Civil Municipal e Executivo Municipal, no Centro de Operações (COp) da 3ª DE. No encontro foi traçado o Plano de Trabalho Logístico em apoio à situação da estiagem na Região Central. A logística de entrega de água é coordenada pela Defesa Civil, com auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde. O Exército colocou à disposição os caminhões-pipa das organizações militares pertencentes à 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld).


Em um primeiro momento, durante dois meses, serão atendidos 57 pontos, de 9 Distritos de Santa Maria, com distribuição de água potável. De acordo com a superintendente da Defesa Civil Municipal, Gesabel Miquéia Pretto dos Santos, a demanda está aumentando e esse apoio será fundamental para amenizar a situação de emergência do município, que está em homologação, junto a mais 196 municípios do Rio Grande do Sul.


“Todos os dias estamos recebendo mais solicitações para a entrega, principalmente no interior. Nossa preocupação é poder atender a todas as famílias, por isso, o apoio dos caminhões-pipa do Exército Brasileiro é de extrema importância”, destaca a superintendente da Defesa Civil Municipal.

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Maria, Carlos Vianna, alertou que a previsão de todos os sistemas de controle de precipitação e georreferenciamento existentes é de aumento da escassez de água nos meses de janeiro e fevereiro. Por isso, é de grande valia esse suporte do Exército. “Agradecemos imensamente a mão amiga do Exército que nos acolhe nos momentos mais difíceis e acreditamos que vamos superar essas dificuldades hídricas que estamos enfrentando, pois estamos imbuídos nesse planejamento para tentar suprir a necessidade dos distritos e da população que mais necessita de água hoje”, enfatizou o representante do Executivo Municipal.


Morador do Distrito de Passo do Verde, Saulo de Pellegrin, 63 anos, relata o alívio que é receber a água. “Para nós que não temos água da Corsan, é muito importante essa ajuda da Defesa Civil, porque falta água para tudo, tanto para a gente tomar quanto para os animais e para a lavoura”, destaca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página