Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
visita ao CMS

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Nacional do Uruguai

Uma Delegação da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Nacional do Uruguai (ECEME) está em visita ao Comando Militar do Sul (CMS). A comitiva é formada por 22 militares do Uruguai e quatro alunos de outras nações (dois militares do México, um militar da Argentina e por um militar do Exército Brasileiro).

 

A visitação iniciou na segunda-feira (16/10) no Quartel General do CMS, em Porto Alegre/RS. Os alunos e instrutores acompanharam uma reunião de situação diária no Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do Comado Militar do Sul, onde está instalado o Comando Conjunto Sul (Marinha, Exército e Força Aérea), que coordena as ações da Operação Taquari (que presta apoio à Defesa Civil do Rio Grande do Sul) e da Operação Ânimo Forte (que presta apoio às Defesas Civis de Santa Catarina e Paraná), em função da população atingida pelas fortes chuvas e enchentes.

O Chefe do CCOp, General de Brigada Marcelo Lorenzini ZUCCO, conduziu as boas-vindas e apresentou as ações realizadas pelo Comando Conjunto Sul e pelo CMS.

O objetivo da delegação da ECEME uruguaia é a troca de experiências e o conhecimento das organizações militares, da doutrina e do material de emprego militar utilizado pelo Exército Brasileiro.

“Quando observamos nossos Exércitos vemos que temos muito em comum e, dessa forma, um bom relacionamento e predisposição de nossos comandantes nessa boa relação. Somos países irmãos e temos um compromisso de integração.”, relatou a Tenente-Coronel María del Carmen GONZALES Correa, do Exército Nacional do Uruguai.

Os militares da ECEME uruguaia conheceram o Museu Militar do Comando Militar do Sul, realizaram visita institucional nas empresas Taurus Armas (São Leopoldo/RS) e AL Sistemas (Porto Alegre/RS), além de assistirem a uma apresentação no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), também na capital gaúcha.

“A presença dos alunos e instrutores é classificada como uma visita para assuntos estratégicos. Em Porto Alegre, os assuntos são institucionais e vocacionados para o tema de Garantia da Lei e da Ordem. Depois, eles partem para Santa Maria/RS e lá os temas vão ser vocacionados para a Defesa Externa.”, explicou o Major Felipe DUMONT, que atua como Oficial de Ligação durante a visitação em Porto Alegre/RS.

Todos os alunos são do 2º ano da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Nacional do Uruguai e ficam em Santa Maria/RS até sexta-feira (20/10). Depois, partem em direção ao 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (7º RC Mec), em Santana do Livramento/RS, e seguem viagem no sábado com destino à Montevidéu, capital uruguaia.

 

Texto: 1º Tenente Fábio Almeida
Fotos: 1º Sargento Pires

registrado em:
Fim do conteúdo da página