Encontro do Sistema Cultural do Exército acontece no Comando Militar do Sul
A abertura do XII Encontro do Sistema Cultural do Exército (XII ESCEx) foi realizada, nessa segunda-feira (25/10), no Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS), no centro histórico de Porto Alegre. O tema dessa edição é a Gestão de Riscos em Espaços Culturais, que expõe o conhecimento dos riscos e vulnerabilidades que os acervos podem estar expostos. O Encontro também aborda novas práticas e legislações no campo cultural e demais cuidados com o patrimônio histórico do Brasil.
O Evento é uma atividade periódica promovida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, DPHCEx. O último ESCEx havia sido realizado em Recife, em 2019.
“O Sistema Cultural é muito eclético e dinâmico, por isso, estamos sempre nos atualizando e dialogando com a sociedade e trazemos essas informações aqui para o Encontro”, explicou o Chefe da Seção de Patrimônio e Planejamento Cultural do DPHCEx, Coronel Marcelo de Mello Ribeiro.
A abertura do XII ESCEx foi marcada pela palestra do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho da Fundação Iberê Camargo, que tratou sobre a evolução e modernização da cultura no Brasil e no Rio Grande do Sul.
O Diretor do Museu Militar do CMS, Coronel Ílio Araujo de Oliveira Junior, exaltou a importância do XII ESCEx ser realizado na área do Comando Militar do Sul, “terminamos recentemente a revitalização do Museu Militar do CMS, portanto, temos muito o que compartilhar sobre o que fizemos aqui na modernização do Museu e, também sobre os projetos futuros que vamos implementar. Essa troca de experiências é fundamental”.
O Evento se estende até a próxima sexta-feira (29/10), com palestras e exposições de conteúdos em vários espaços culturais em Porto Alegre.
Texto e fotos: 2º Ten FÁBIO ALMEIDA
Redes Sociais