Em formato digital, inicia Curso de Simulação de Combate e Blindados
A V edição do Curso de Extensão em Iniciação de Simulação de Combate e Blindados começou nesta segunda-feira (27). Desenvolvido pelo Comando Militar do Sul (CMS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a atividade ocorre no formato online.
No total, 586 inscritos acessaram os primeiros módulos na plataforma do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE). Entre eles, integrantes de 18 universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Maranhão; representantes de outras 16 instituições; de sete empresas estratégicas de Defesa e do Governo do RS.
O Curso de Extensão em Iniciação de Simulação de Combate e Blindados ocorre até 1o de Julho. No final, os participantes receberão um certificado fornecido pela UFRGS. No total, são oferecidos 16 módulos de palestras gratuitas com 35 palestrantes, apresentação de inovações e modernizações tecnológicas nas Forças Armadas, além dos projetos desenvolvidos no meio acadêmico e nas Empresas Estratégicas de Defesa. O objetivo principal da atividade é a troca de conhecimentos e o aumento da integração entre o Exército, Academia e outras instituições.
Na abertura do curso, o General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, Comandante Militar do Sul, falou sobre a importância do intercâmbio de conhecimentos na área de Defesa. De acordo com o Comandante, um país forte e soberano precisa de Forças Armadas à altura.
“Além de aumentar a proteção do território, modernizar o Exército é investir em desenvolvimento científico e tecnológico. Fomentamos a indústria nacional; reduzimos a dependência externa de uma gama de produtos de emprego militar (e também de uso civil) e estimulamos a pesquisa. O resultado se reflete ainda na qualificação de mão de obra, geração de emprego e renda”, destacou.
Representando o Reitor da UFRGS, a Professora Doutora Maria de Lurdes Furno, Diretora da Faculdade de Ciências Econômicas da universidade, agradeceu a parceria com o CMS e falou da expectativa para V edição do Curso de Extensão. “Espero e desejo que este curso seja mais uma formação de qualidade e que possamos entregar à sociedade mais profissionais comprometidos e com ética”, concluiu.
Redes Sociais