Diplomados da Escola Superior de Guerra conhecem o CMS
O Comando Militar do Sul (CMS) recebe esta semana uma comitiva da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg). O objetivo do grupo, vindo de Campinas/SP, é ampliar os conhecimentos acadêmicos, com ênfase às especificidades do meio militar.
Nesta terça-feira, dia 19, o grupo assistiu a uma palestra institucional do Chefe do Estado-Maior do CMS, General de Brigada Ricardo de Castro Trovizo, que apresentou informações sobre a atuação do Exército nos três estados do Sul do Brasil. Ainda no Quartel-General do CMS, os alunos conheceram o Centro de Coordenação de Operações (CCOP) e o Museu Militar, reinaugurado em julho após completa revitalização.
Até sexta-feira, quando permanecerá no Rio Grande do Sul, a comitiva da Adesg visitará também o canteiro de obras da duplicação da rodovia BR-116, no município de Barra do Ribeiro; o Parque Histórico Marechal Luis Osório, em Tramandaí; e o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda e o 8º Batalhão Logístico, em Porto Alegre.
A visita faz parte do 33º Curso de Estudos de Política e Estratégia (Cepe). A Adesg é uma entidade que divulga a doutrina da Escola Superior de Guerra (ESG), instituto de altos estudos de política, estratégia e defesa ligado ao Ministério da Defesa e que se destina a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional.
Desde 1963, quando ocorreu a primeira edição do curso, quase duas mil pessoas já foram diplomadas pela Adesg. Viagens a instalações do Exército Brasileiro em todo o país integram a carga horária.
“Fomos muito bem atendidos desde a organização da viagem a Porto Alegre. Não é apenas uma visita, mas uma visita de estudos que foi planejada e está cumprindo todas as expectativas. O objetivo do curso é demonstrar de verdade o que é o Brasil”, diz a representante da Adesg em Campinas/SP, Ana Maria Cappelli.
Texto e fotos: 2º Ten PABLO GOMES
Redes Sociais