Dia do Soldado e Op Taquari 2 são homenageados na Assembleia
Na tarde desta quarta-feira (21), o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS, homenageou o Exército Brasileiro, pelo Dia do Soldado e as instituições que fazem parte da Operação Taquari 2.
O Comandante Militar do Sul e Comandante da Operação, General Hertz Pires do Nascimento, recebeu uma placa como símbolo da dedicação incansável das Forças Armadas e agências que, há 115 dias, atuam na Operação Taquari 2, em todo o Estado. “Grandes batalhas só são dadas a grandes guerreiros”, é o que está escrito na placa presenteada pelo parlamento gaúcho.
“Como a Casa, a Assembleia, representa o povo, nós entendemos que a homenagem é do povo gaúcho ao soldado do Exército Brasileiro”, disse o Comandante.
O deputado Delegado Zucco foi o proponente da sessão alusiva e, em sua fala, o parlamentar destacou que essa foi a maior operação da história do Exército em um desastre de causa natural no país, realizada de forma conjunta com a sociedade e 80 órgãos e instituições.
“O Rio Grande do Sul passa por momentos difíceis, mas tem nessas instituições que foram homenageadas aqui o exemplo de que unidos, sem buscar protagonismos, de forma coesa e conjunta, é possível se dedicar e servir às pessoas, assim como fazem os soldados”, concluiu.
A Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia do Exército participou da cerimônia, tocando a “Canção do Exército” e a canção “Gritos de Liberdade. Anterior à sessão solene, os músicos tocaram para a comunidade, na Praça Matriz, em frente ao prédio da Assembleia Legislativa.
Presenças de autoridades
Além do Comandante Militar do Sul, General Hertz, estiveram no local o comandante do 5º Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do Ar, Vicent Dang; o capitão dos Portos de Porto Alegre, capitão de Mar e Guerra, Rodrigo da Silva Tavares, representando o comandante do 5º Distrito Naval; o Comandante da 3ª Região Militar, General Negrão; o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul (CMS), General Akira; o secretário de Estado da Segurança adjunto, Coronel Mário Ikeda, representando o governador Eduardo Leite; o representante do Congresso Nacional, deputado federal Luciano Zucco; a desembargadora Lusmary Fatima Turelly da Silva, representante do Tribunal de Justiça do Estado; o Dr. Rodolfo Lorea Malhão, representante da Defensoria Pública e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito.
O futuro da Operação Taquari 2
A Operação Taquari 2 já dura 115 dias e hoje, os esforços estão concentrados na Engenharia do Exército, com as obras que ajudam a reconectar o Estado. Diariamente, militares estão dedicados à manutenção desses meios, a fim de garantir a circulação dos veículos.
Outro ponto importante é o apoio logístico à Defensoria Pública da União, com serviços que devem seguir até o mês de outubro, no resgate da cidadania de pessoas que perderam documentos e que necessitam de ajuda na busca de direitos e benefícios proporcionados pelos Governos Federal e Estadual.
Além disso, as Forças Armadas seguem atendendo demandas pontuais, como a causa animal, ajudando na parte de adoção e transportes dos bichos para outros Estados.
O Comando Conjunto da Operação Taquari 2 já recebeu alerta por parte do Governo do Rio Grande do Sul de que, no mês de setembro, há previsão de chuvas fortes novamente, por isso a prevenção é prioridade, segundo General Hertz.
“Então, nós não podemos iniciar uma nova fase sem estarmos melhores preparados para desencadear ações de uma forma mais rápida. Nesse sentido adquirimos mais equipamentos, já recebemos mais botes, além dos trabalhos dos meios de transposição que estão lançados, já para aumentar a segurança, mas também para nossa prontidão para futuros eventos”, destacou.
“Eu entendo que para todo soldado chegar ao final dessa operação e poder dizer missão cumprida é o que todos desejamos. E hoje, eu entendo que a nossa missão está sendo muito bem cumprida”, finalizou o Comandante.
Texto: 2º Tenente Nathalia King
Fotos: 1º Sargento Pires
Redes Sociais