Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
DIA DA VITÓRIA

Dia da Vitória é celebrado em Porto Alegre

O Largo General Yeddo J. Blauth, em frente ao Monumento ao Expedicionário, foi cenário, nesta quarta-feira (11), para a comemoração do Dia da Vitória em Porto Alegre/RS.

 

A 3ª Região Militar realizou a solenidade com representações de militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.

O General de Exército Valério Stumpf Trindade, que presidiu a cerimônia, falou sobre a importância de valorizar a data.

“O dia da vitória marca o fim da segunda guerra mundial, marca a vitória das forças democráticas sobre o nazifascismo, mas marca também uma vitória das Forças Armadas Brasileiras que estiveram na Itália, um período difícil, pois as nossas tropas não tinham preparo que tem hoje. Então, foi uma grande vitória, um grande desafio levarmos 25 mil homens, num cenário difícil, no inverno, então o trabalho da tropa deve ser reconhecido, daqueles que nos antecederam”, destacou.

Durante a solenidade, houve homenagens. O Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira concedeu a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes ao General de Divisão Carlos Alberto Dahmer, Comandante da 3ª Região Militar, e ao Cabo Heitor Tider, ex-combatente da Força Aérea (FAB) na II Guerra Mundial. Já o Conselho Deliberativo da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, conferiu a Medalha do Jubileu de Brilhante da Vitória ao General de Brigada Ricardo Trovizo, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul.

No palanque, o encontro dos pracinhas, militares brasileiros que representaram o Brasil na II Grande Guerra. O Capitão Elmo Diniz foi o primeiro a chegar e estava orgulhoso da data.

“O Brasil lutou pela liberdade dos povos, pela democracia e direito de ser livre. Eu me sinto muito honrado disso", disse ele.

Ao lado do ex-combatente, estava o Cabo Heitor Tider, que serviu na tropa brasileira da Itália como mecânico da equipe de manutenção dos aviões da FAB. Aos 100 anos, ainda se emociona ao lembrar da vitória conquistada na Europa.

“Me sinto um garoto de 100 anos, muito feliz em estar aqui. Isso significa uma grande realização da profissão e de vida, né", contou o veterano de guerra.

registrado em:
Fim do conteúdo da página