Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
19 de Novembro

Dia da Bandeira é celebrado na Guarnição de Porto Alegre




O Dia da Bandeira foi celebrado na Guarnição de Porto Alegre com uma solenidade especial realizada no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/PA). A cerimônia, presidida pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, contou com a presença de autoridades civis e militares, como o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Capitão Elmo Diniz. Escoteiros e representantes de escolas públicas também marcaram presença na solenidade.

“ A bandeira é o símbolo do suor e do sangue dos nossos antepassados e a nossa obrigação de legar para as gerações futuras um País melhor” - destacou o Comandante Militar do Sul.




Ao meio-dia, como requer a tradição, o Pavilhão Nacional foi hasteado ao topo do mastro principal. O Comandante Militar do Sul, General Soares, o Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Carlos Alberto Dahmer, e o Comandante da 6ª Divisão de Exército, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior, entregaram um exemplar do Pavilhão Nacional e um Kit Cívico aos representantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Gustavo Armbrust; da Escola Cívico-Militar Alberto Santos Dumont; e do Grupo Escoteiro Georg Black. O símbolo máximo da Pátria deverá ser hasteado nos estabelecimentos de ensino. Seguindo o protocolo, as bandeiras inservíveis foram incineradas, voltando à terra simbolizando o amor ao Brasil.


Durante a solenidade, foi lida a Ordem do Dia alusiva à data, assinada pelo Comandante do Exército, General de Exército, Marco Antônio Freire Gomes.

“Com fé inabalável na nossa missão constitucional, estejamos sempre preparados para defender, com nosso sangue generoso, o símbolo maior de nossa Pátria. Assim seremos dignos de viver sob sua majestosa proteção como cidadãos honrados e conscientes de nossas obrigações para com a Bandeira e o povo de nosso amado Brasil”.

(Trecho extraído da Ordem do Dia Alusiva ao Dia da Bandeira 2022)



A Bandeira do Brasil foi oficialmente apresentada em 19 de novembro de 1889. As constelações que figuram no pavilhão nacional correspondem ao céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. As estrelas correspondem aos estados e ao Distrito Federal.



Texto: Cap Viviane
Imagens: Cb Douglas

registrado em:
Fim do conteúdo da página